pt

O Mito

Algumas pessoas evitam usar panelas de alumínio na preparação de alimentos, pois a ingestão de resíduos do metal liberados durante o cozimento oferece riscos à saúde e podem até provocar doenças no sistema nervoso, inclusive o Mal de Alzheimer.

A Verdade

As panelas de alumínio não contaminam os alimentos. O alumínio é um material reconhecidamente adequado para uso em utensílios que entram em contato direto com alimentos, sem nenhum efeito nocivo ao organismo humano, conforme atesta a Food and Drug Administration - FDA (www.fda.gov), órgão oficial de saúde dos Estados Unidos e a ANVISA (www.anvisa.gov.br), no Brasil.

Segundo pesquisa do Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA), do Instituto de Tecnologia de Alimentos do Estado de São Paulo, baseada no modo de preparo e nos hábitos alimentares da população brasileira, a quantidade de alumínio transferido para os alimentos em duas refeições diárias corresponde a apenas 12,25% do limite de ingestão diária, definida pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Além disso, o organismo tem eficientes barreiras no trato gastrointestinal, nos pulmões e na pele, além do sistema hematoencefálico, que praticamente impedem a absorção do alumínio, eliminando naturalmente o metal ingerido por meio das fezes.

cheap air jordans