pt

O Mito

A presença do alumínio no cérebro de indivíduos acometidos pelo Mal de Alzheimer – ou esclerose mental precoce – levou vários pesquisadores, na década de 1970, a suspeitarem que o metal tivesse alguma implicação no desenvolvimento da doença.

A Verdade

Não há evidência que apoie a atribuição de um papel causador primário do alumínio para o Mal de Alzheimer e que o alumínio não induz a patologia da doença in vivo em quaisquer espécies, incluindo seres humanos. Não existem dados que confirmem a hipótese de que a exposição da população idosa de algumas regiões a altos níveis de alumínio na água potável pode exacerbar ou acelerar o Mal de Alzheimer. Esta foi a conclusão, já em 1997, de relatório produzido pelo grupo de tarefa especial do International Programme on Chemical Safety da OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNEP (Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas).

Em conferências internacionais sobre o Mal de Alzheimer e distúrbios relacionados que foram realizadas em intervalos regulares com a presença de mais de mil especialistas , o alumínio não foi considerado um dos fatores envolvidos na doença.

A Alzheimer Association (EUA) (www.alz.org) considera um mito a relação entre a doença e a ingestão de alimentos preparados em panelas de alumínio ou o consumo de bebidas em embalagens fabricadas com o material. Segundo a entidade, os estudos realizados não confirmam o alumínio como causa para o Mal de Alzheimer e poucos especialistas hoje acreditam que a exposição diária ao alumínio possa representar uma ameaça.

O alumínio é um dos elementos mais abundante na crosta terrestre, o que resulta na sua presença naturalmente em alimentos e até mesmo na água sem tratamento. Portanto, a sua ingestão ocorre independentemente do tipo de alimentação e preparo. No entanto, apenas 0,01 a 0,3% do alumínio ingerido é absorvido e, em organismos saudáveis, rapidamente e naturalmente eliminado pelos rins, o que reduz a possibilidade de acúmulo do metal no organismo a ponto de se tornar perigoso para a saúde.

A indústria do alumínio sempre assumiu uma atitude responsável perante as preocupações de saúde em relação ao alumínio. O setor tem aplicado recursos consideráveis em centros-chave de pesquisa com pesquisadores eminentes nesse campo, para afastar a relação do alumínio com a doença.

Leia mais sobre o alumínio e a saúde em www.abal.org.br/sustentabilidade/aluminio-e-saude/

偽物ルイヴィトン ブランドバッグコピー ロレックス偽物 時計スーパーコピー エルメス偽物 パネライ偽物 財布スーパーコピー ルイヴィトスーパーコピー シャネル偽物 服スーパーコピー %E3%83%95.html"title="スカーフスーパーコピー">スカーフスーパーコピー 靴スーパーコピー スーパーコピーブランド スーパーブランドコピー コピーブランド ブランド生地コピー モンクレールコピー 日本ブランドコピー ブランドコピー