O MAIOR EVENTO DE ALUMÍNIO DA AMÉRICA LATINA!

De 08 a 10 de setembro de 2020, o São Paulo Expo, na capital paulista, sediará o 9º Congresso Internacional do Alumínio, que reunirá profissionais da indústria brasileira e mundial, representantes da academia e pesquisadores. Trata-se de uma oportunidade única de acompanhar as inovações tecnológicas da produção, transformação e reciclagem do alumínio, as aplicações do metal nos principais mercados consumidores, e os grandes desafios do setor, em âmbito nacional e global.

Simultaneamente, acontecerá a ExpoAlumínio 2020 – Exposição Internacional do Alumínio, que apresentará o que há de mais moderno e inovador no que tange à produtos, equipamentos e serviços voltados a essa indústria

DATA E LOCAL

08, 09 e 10 de Setembro de 2020 | São Paulo Expo

INSCRIÇÃO DE TRABALHO

Para participar do 9º Congresso Internacional do Alumínio, basta preencher a ficha de inscrição para submissão da integra do trabalho, até o dia 15 de abril de 2020. A avaliação será feita pelos integrantes da Comissão Julgadora do Congresso.

No Accordion Found

PRAZO DE ENVIO DOS TRABALHOS: 15/04/2020

TEMÁRIO

A programação do Congresso Internacional do Alumínio reunirá trabalhos técnicos relacionados aos temas abaixo, com destaque para inovações tecnológicas, projetos, processamentos, ganhos de eficiência, produtividade e qualidade, redução de custos e manutenção.

Trabalhos relacionados à mineração de bauxita, refino da alumina ou redução do alumínio primário.
Trabalhos relacionados à fundição de alumínio na forma de placas, tarugos e lingotes, que, posteriormente, sofrerão transformação mecânica; fundição contínua de lâminas e vergalhões; ou fundição de peças no metal leve.
Trabalhos relacionados à laminação, extrusão, fabricação de fios e cabos, estampagem, forjamento ou extrusão por impacto do alumínio e suas ligas.
Trabalhos relacionados aos diversos processos e técnicas de união – como soldagem por arco elétrico (MIG/TIG), a ponto por resistência, por atrito (FSW), a laser, fixações mecânicas (parafusos, rebites, recalque), adesivos, entre outros – envolvendo ligas de alumínio (alumínio com alumínio ou alumínio com outros materiais).
Trabalhos relacionados a diversos processos de usinagem do alumínio, como corte, furação e fresamento, além do desenvolvimento de ligas com vantagens em relação a estes processos.
Trabalhos relacionados aos diferentes processos de corrosão do alumínio, bem como aos diversos tratamentos de superfície do metal (anodização, eletrodeposição, aplicação de tintas e vernizes, entre outros) – sejam com objetivos protetivos decorativos ou mecânicos.
Trabalhos relacionados a processos de coleta, separação e preparação de sucatas de alumínio, tecnologias aplicadas à refusão do metal, além de estudos sobre o mercado de sucatas e metal secundário.
Trabalhos na cadeia do alumínio relacionados ao desenvolvimento sustentável, nos âmbitos econômico, ambiental e/ou social, incluindo aqueles que envolvem redução, recuperação e/ou reutilização de recursos e resíduos no conceito da economia circular.
Trabalhos relacionados ao desenvolvimento de novos produtos ou aplicações de alumínio ainda não consagradas no mercado nacional - sejam na forma de semimanufaturados (Extrudados, laminados, fundidos, dentre outros) ou acabados.
Trabalhos relacionados à qualidade e SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente), que possibilitem otimizações e incorporações de procedimentos e práticas operacionais que resultem em redução de riscos operacionais aos colaboradores e ao meio ambiente, com aumento de produtividade e outras melhorias.
Trabalhos relacionados à produção, aplicação e desempenho de refratários usados em fornos e outros equipamentos das diferentes etapas dos processos produtivos do alumínio e suas ligas, tais como redução, refusão, transporte de metal líquido, tratamentos térmicos, dentre outras.

SUPERVISÃO

Comitê de Tecnologia e Normalização da ABAL

CONTATOS

• Telefone: 55 11 5904-6450
• e-mail: congresso@abal.org.br

CLIQUE AQUI PARA INSCREVER SEU TRABALHO

Apoio Institucional

Realização Organização/Comercialização