28/10 – Dia Nacional da Reciclagem do Alumínio – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

28/10 – Dia Nacional da Reciclagem do Alumínio

28 de outubro de 2020

 

Hoje é data muito especial: o Dia Nacional da Reciclagem do Alumínio.

Trata-se de uma justa homenagem à nossa indústria e à sua cadeia estruturada da reciclagem – sinônimo de sustentabilidade, economia circular e geração de empregos e renda para milhares de brasileiros.

O Brasil é benchmarking para o mundo quando o assunto é reciclagem do metal. 100% reciclável,  o alumínio permite que uma gama diversificada de produtos retorne à sociedade tais como embalagens, janelas, portas, componentes do setor automotivo, aparelhos eletroeletrônicos, cápsulas de cafés e por aí vai.

No campo ambiental, o processo de reciclagem do alumínio consome apenas 5% da energia gasta na produção do metal primário, com redução de até 90% na emissão de CO2. Podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que o processo é um case de sucesso quando pensamos em economia circular:

  • Mais da metade do alumínio consumido no País, 55,4%, vem da reciclagem. Índice muito superior à média mundial, na ordem de 25,6%;
  • O Brasil é líder mundial na reciclagem de latas para bebidas, com índice médio superior a 96%;
  • 75% do total de alumínio produzido no mundo nos últimos 100 anos ainda está em uso.

Não por acaso, o metal é estratégico para estimular a sustentabilidade em diversas indústrias nacionais, principalmente a Automotiva, da Construção Civil, Embalagens e Energia.

No que depender da ABAL e suas associadas, a reciclagem do alumínio estará sempre no cerne das discussões acerca da sustentabilidade, seus benefícios e o posicionamento do nosso metal perante o resto do mundo.

O Brasil sempre foi conhecido mundialmente como o País do futebol. Convenhamos, o Brasil também é o País da reciclagem do alumínio, um golaço para um futuro mais sustentável.