A indústria do alumínio na FESQUA 2016 – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

A indústria do alumínio na FESQUA 2016

28 de setembro de 2016

Associadas ABAL estavam entre os expositores do setor na Feira

 

A FESQUA (Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes), maior evento da América Latina voltado para o mercado de esquadrias dentro da construção civil, foi realizada entre os dias 21 e 24 de setembro, em São Paulo.

Centro gerador de negócios, a Feira reuniu cerca de 30 mil visitantes, entre fabricantes, engenheiros, construtores, arquitetos e compradores, que tiveram a oportunidade de visitar o estande de 218 empresas – dentre elas, seis associadas ABAL: Recicla BR, Belmetal, IBRAP, Perfil Alumínio, Prolind e SAPA.

O alumínio, inclusive, foi destaque na FESQUA. Seja aplicado em esquadrias ou em revestimentos do tipo ACM, a maioria das empresas participantes tinha o metal como principal ou importante elemento do negócio apresentado em seus estandes.

Participação das associadas

Recicla BR

A Recicla BR participou pela primeira vez da FESQUA para apresentar as novas empresas que integram o Grupo: Latasa Distribuidora – distribuidora de produtos semiacabados de metais não ferrosos – e Latasa Extrudados – que se beneficia da reciclagem em seu processo de produção, fazendo com que seus perfis tenham uma pegada de carbono reduzida.

No estande, o Grupo aproveitou para mostrar seus novos produtos, como o kit pia, kit box, janelas, esquadrias e perfis. Para Juliana Feliciano, Coordenadora de Comunicação e Marketing da Recicla BR, a participação na FESQUA foi necessária para inserir as novas empresas no mercado. “Possuir um estande na Feira nos possibilitou apresentar o diferencial de nossos novos produtos e serviços para clientes do setor”, diz.

 

Belmetal

A Linha Reflect, sistema de esquadrias acústicas, foi a novidade apresentada pela Belmetal nessa edição da FESQUA. A porta de correr e a janela da Linha possuem fecho Cremona Multiponto com barras de ligação que levantam e abaixam a janela, vedando não só o barulho externo, como vento e água.

“Muitas pessoas estão curiosas para saber como ficará o produto em suas casas, por isso estão ansiosas pelo lançamento que acontecerá em dezembro”, conta Amanda Correia, Engenheira de Desenvolvimento de Produtos da Belmetal.  Pensando nisso, o estande da empresa possuía um simulador da nova linha, que a partir de um sistema de realidade virtual permitia que o visitante, ao colocar um óculos e um fone de ouvido, visualizasse o funcionamento dos produtos dentro de uma residência.

IBRAP

Participante de outras edições da FESQUA, a IBRAP além de apresentar produtos para a fabricação, esse ano optou por dar destaque para produtos prontos em seu estande. “Clientes costumavam nos procurar somente por produtos para manufatura, mas isso vem mudando gradativamente. Hoje, eles já vêm em busca do produto finalizado, pronto para instalação”, explica Humberto Bettiol Elias, Gerente de Vendas. No local, a empresa pode apresentar algumas das linhas de esquadrias de alumínio normatizadas, a janela linha 25, com persiana integrada e motorizada e a janela linha 32, desenvolvida com acessórios da empresa alemã Roto, que reduz o som externo em torno de 36 decibéis.

 

Perfil Alumínio

A Perfil Alumínio também estava estreando sua presença como Expositor na FESQUA. Por isso, optou por apresentar no estande todas suas linhas e sistemas, desde residenciais até fachadas. A novidade da empresa era a Linha Wall Frame, fachada unitizada, com pouca usinagem e de fácil fabricação. “Entendemos que se o fabricante tiver um produto que gaste menos tempo para fabricar, terá um ganho efetivo de produção”, explica Ronaldo Castro, Gerente de Vendas, a respeito do novo produto.

 

 

 

 

 

 

Além disso, a Perfil levou sua Linha Chroma, que tem carga para grandes vãos e possui todas as tipologias do mercado, e a linha Euroshow, com o sistema alçante e dispositivo de vedação. Para aproximar os clientes e demais visitantes, a empresa promoveu mini palestras, em todos os dias de evento, para apresentar seus serviços e as funcionalidades de seus produtos.

Prolind

A Prolind não possui linha própria para Construção Civil, mas optou por participar da FESQUA para apresentar suas linhas padrões de mercado para distribuidores. “Como Construção Civil corresponde ao maior mercado de extrudados, sentimos a necessidade de apresentar nossas linhas na Feira”, explica Tiago Morales, Gerente de Negócios.

 

 

SAPA

A SAPA aproveitou o espaço na FESQUA para dar destaque a suas linhas Eco Prime e Eco Façade, já existentes no mercado. A novidade apresentada na feira foi a Porta Articulada, conhecida como Porta Camarão da linha Eco Prime, adequada para grandes dimensões com níveis superiores de isolamento térmico e acústico. “O acabamento na cor madeira (cerejeira real) utiliza-se de um novo processo de pintura a pó muito superior ao processo de aplicação de películas em pvc”, afirma Camila Adati, do Marketing.

 

 

 

 

 

 

A ABAL na FESQUA

Por meio do Projeto ABAL Alumínio nas Escolas, a Associação levou treze alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Presbiteriana Mackenzie para visitar a FESQUA. Segundo Denise Veiga, Coordenadora Técnica da ABAL, os alunos elogiaram as visitas guiadas aos estandes das associadas, pois, com elas, foi possível conhecer a fundo produtos e aplicações em alumínio.

A ABAL também marcou presença no SEBRASER – XIV Seminário Brasileiro de Serralheria, evento simultâneo à Feira.  A Professora e Arquiteta Magda Reis ministrou a palestra “Mercado e Soluções Sustentáveis de Alumínio na Arquitetura e Construção Civil”, no dia 21 de setembro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *