ABAL promove encontro sobre o alumínio na Construção Civil – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

ABAL promove encontro sobre o alumínio na Construção Civil

8 de setembro de 2016

Iniciativa teve como objetivo apresentar aos convidados como o metal está presente no setor

A presença do alumínio na Construção Civil remete a longevidade, modernidade e sustentabilidade. Visando apresentar como o metal contribui com esse setor, a ABAL convidou jornalistas e acadêmicos para conhecer o processo de produção do alumínio e como ele é transformado em esquadrias, coberturas, estruturas e revestimentos.

A programação do encontro foi pensada para que os convidados pudessem visualizar o ciclo de produção do alumínio e suas aplicações. Sendo assim, o primeiro local a ser visitado foi a Companhia Brasileira do Alumínio (CBA), do Grupo Votorantim, localizada na região de Sorocaba. Na fábrica, o grupo pode acompanhar o processo de fundição, a produção de tarugos, a extrusão de perfis e os procedimentos de tratamento de superfície: pintura e anodização.

De acordo com a Professora Doutora Claudia Oliveira, o contato direto com esses processos mostrou detalhes da produção que podem viabilizar melhorias em projetos e na construção de edificações. “Além disso, estar mais próximo da indústria nos permitiu identificar temas e oportunidades para o desenvolvimento de pesquisa aplicada”, completa.

Acompanhada a produção, a próxima parada do encontro foi a Tecnofeal, fabricante de esquadrias de alumínio, localizada em Diadema. No local, o grupo foi apresentado aos principais projetos da empresa, especialmente às obras retrofit – renovação de fachadas -, para, então, visitar a fábrica e seus processos de produção.

“Os profissionais puderam conhecer e tiras suas dúvidas técnicas com precisão e rapidez, mantendo minha plena convicção da importância das visitas guiadas in loco”, comenta Adriana Panzoldo, Gerente Corporativa. Para ela, o encontro somou um rico conhecimento tanto para o grupo como para a empresa.

Após as visitas às fábricas, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer os novos blocos do Hospital Sírio Libanês, uma das obras retrofit da Tecnofeal, que utilizou cerca de 27 mil metros quadrados de esquadrias de alumínio. Encerrando, então, as atividades do encontro. “A programação foi concluída de forma bem didática, foi uma verdadeira aula sobre produção de fachadas”, afirma Cida Paiva, editora executiva da Finestra.

A ação foi patrocinada pela Companhia Brasileira do Alumínio (CBA). O grupo participante foi composto por jornalistas dos veículos DCI, Finestra, Revista O Empreiteiro, Revista Alumínio, Revista O Vidroplano, Editora Pini e professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e Universidade de São Paulo (USP).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *