Alcoa e Novelis são destaques na 18ª edição do Guia EXAME de Sustentabilidade – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Alcoa e Novelis são destaques na 18ª edição do Guia EXAME de Sustentabilidade

27 de novembro de 2017

As associadas da ABAL, Alcoa e Novelis, foram destaques na 18ª edição do Guia EXAME de Sustentabilidade. A publicação contempla informações sobre 75 empresas em três dimensões: social, ambiental e econômica.

Em dois anos, o programa da Alcoa para educação sobre sustentabilidade já atingiu 400 educadores e 43 mil estudantes nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Pernambuco, São Paulo e Santa Catarina. “A ideia do projeto é fazer com que essa geração conectada com o mundo crie soluções baseadas nos problemas locais”, explica Otavio Carvalheira. Divididos em missões, Carvalheira e a presidente da fundação Alcoa, Rosa Piñeiro, conferem as ações do programa como limpeza de praças, revitalização de bibliotecas, sensibilização em relação ao descarte correto de resíduos, segurança no trânsito e a promoção da leitura. Essa é a nona participação da empresa no Guia EXAME de Sustentabilidade.

Já o destaque da Novelis, que participa pela quarta vez da publicação, ficou por conta do projeto de Economia Circular. A empresa conseguiu ampliar o uso de sucata em suas fábricas no Brasil. De cada dez latas descartadas no país, sete são reaproveitadas pela fabricante. A melhoria geral dos processos e a importação de sucata permitiram que o índice de aproveitamento de material no total de matéria-prima utilizada pela empresa saltasse de 62% no ano fiscal de abril de 2015 a março de 2016, para 69%, entre abril de 2016 e março de 2017. “Ganhamos capacidade instalada para os processos de sucata, investimentos na cadeia de suprimentos, além de termos reforçado nos últimos anos a importação de produto para reciclar”, explica Tadeu Nardocci.

Sobre o Guia Exame, do total de 75 companhias, 19 são destaques em seu setor de atuação. Entre as boas notícias está a de que 70% das empresas que responderam ao questionário que baseia o Guia registram compromissos atrelados a metas socioambientais, e mais da metade considera a migração para fontes de energias menos poluentes.