Alcoa fomenta implantação de Sistemas Agroflorestais em comunidades de Juruti – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Alcoa fomenta implantação de Sistemas Agroflorestais em comunidades de Juruti

25 de janeiro de 2019

Desenvolvido pelas organizações não-governamentais WRI Brasil e Preta Terra, em parceria com a Alcoa Foundation, 23 famílias de pequenos produtores das comunidades de Santa Maria do Curumucuri e Mamuru, em Juruti, estão experimentando o método dos sistemas agroflorestais e aprendendo a conciliar a produção agrícola com as riquezas da floresta. O método se baseia em plantio que evita a queima da floresta e permite conservação do solo, produção diversificada e sustentável.

No projeto, denominado Restauração Compatível com Igualdade de Gênero e a Mudança de Clima, das 23 famílias, 14 são lideradas por mulheres. Entre elas, a agricultora Marliane das Chagas Soares, que, após treinamento e capacitação, teve um Sistema Agroflorestal (SAF) de um hectare com plantio de mandioca e floresta implantado na sua propriedade.

“Nós já queríamos ter uma produção com sustentabilidade, por isso o projeto chegou em boa hora. É um trabalho que estamos fazendo para melhorar a vida da nossa família”, conta.

Os Sistemas Agroflorestais são uma forma de uso do solo que combina em uma mesma área e em um determinado tempo, o cultivo de espécies arbóreas, frutíferas, madeireiras e ainda a produção de animais. Em Juruti, desenhos de modelos agroflorestais estão sendo utilizados como base junto aos produtores com três diferentes focos: mandioca, frutas e gado. As espécies nativas também são utilizadas na composição do modelo, como paricá, cumaru, taperebá, pau-rosa e outras.

Clique aqui e veja matéria na íntegra.

Fonte: Portal da Mineração