Alumínio nas Escolas – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Alumínio nas Escolas

29 de novembro de 2016

Cursos e palestras de novembro abordaram da mineração aos diversos acabamentos superficiais para o alumínio

imgs-abal-2016-11-29-noticias01-img01No mês de novembro, o Projeto ABAL Alumínio nas Escolas realizou três visitas à instituições de ensino e apresentou três palestras a distância, atingindo mais de 300 pessoas entre estudantes e docentes, além de profissionais da indústria do alumínio.

No início do mês, o projeto participou da 52ª Semana de Estudos Minero-Metalúrgicos da Escola Politécnica (USP), com um minicurso sobre destino sustentável do resíduo de bauxita, ministrado pelos especialistas da Alcoa, Jorge Gallo e Giovanni Moraes.

O projeto também esteve presente no 3º Cimatech, congresso de gestão industrial e tecnologia aeronáutica, realizado na Fatec de São José dos Campos (SP), com a palestra “Desenvolvimentos recentes no segmento de ligas de alumínio aeronáuticas”, ministrada pelo Doutor em Metalurgia, Marcelo Gonçalves.

Também na Fatec, mas em Sorocaba (SP), a ABAL realizou o 9º Encontro de Metalurgistas, com a participação do coordenador do Comitê de Tecnologia da entidade, Ayrton Filleti, o consultor Marcelo Gonçalves e o profissional da área de tecnologia da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Fabio Luiz dos Santos. Na conversa com os estudantes, uma abordagem de todo processo produtivo do alumínio, tratamentos e suas aplicações.

As palestras a distância abordaram os temas energia solar fotovoltaica, com o engº Adilson Molero; acabamentos superficiais do alumínio, com o diretor técnico da Rometal, João Graciolli; e estruturas de alumínio na construção civil, com a doutora em arquitetura Magda Reis.

No ano de 2016, o Projeto ABAL Alumínio nas Escolas realizou 20 eventos presenciais entre palestras, cursos, minicursos e visitas técnicas, impactando mais de 1.400 estudantes e professores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *