Alumínio no setor automotivo e de transportes – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Alumínio no setor automotivo e de transportes

29 de agosto de 2018

Workshop apresentou cases de aplicações do metal no segmento

No dia 9 de agosto, o projeto ABAL Alumínio nas Escolas promoveu mais um workshop para difundir o conhecimento sobre o uso do metal em importantes mercados, de forma a despertar no meio acadêmico o interesse pelo estudo e pela pesquisa de soluções com o alumínio. Desta vez, o setor abordado foi o Automotivo e de Transportes.

Participaram do workshop 24 estudantes e docentes dos cursos de tecnólogo de mecânica automobilística, além de engenharia mecânica, de produção e de materiais, respectivamente das escolas: Fatec-Santo André, Poli-USP, ESEG, Mackenzie e UFABC. O evento ocorreu nas instalações do Centro Cultural do Alumínio, onde foi possível expor amostras do processo de obtenção do alumínio e de seus diversos produtos semimanufaturados.

Na abertura do encontro, o consultor da ABAL, o engenheiro Marcelo Gonçalves, falou sobre as características e aplicações do alumínio na indústria e no setor Automotivo e de Transportes, além de uma análise do ciclo de vida dos materiais utilizados nesse segmento.

No período da tarde, representantes da indústria do alumínio trouxeram cases de aplicação do metal na indústria automotiva e de transportes. Alexandre Sartori, da Novelis, abordou a aplicação de laminados de alumínio; Diego Pereira, da Arconic, falou sobre rodas forjadas; e Isabela Reis, da CBA, demonstrou o uso de componentes estruturais em alumínio. O evento foi encerrado com uma dinâmica de grupos utilizando a ferramenta Business Model Canvas.