Casa do Alumínio é destaque na imprensa do Pará – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Casa do Alumínio é destaque na imprensa do Pará

23 de setembro de 2019

O alumínio está por toda parte. De embalagens de leite longa vida e latinhas aos meios de transporte até notebooks, smartphones e até na criação de obras de arte e objetos de design. A usabilidade de um dos metais mais usados no dia-a-dia é o tema central do projeto “Casa do Alumínio – uma experiência de arquitetura, arte e design” que chega a Belém por meio do Ministério da Cidadania, via Lei de Incentivo à Cultura e Usina Projetos. Até o dia 27 de setembro, das 12h às 20h30, a mostra está em exposição aberta ao público no Shopping Bosque Grão Pará, em Belém.

O projeto imita uma casa real – com área útil de 150m² construída a partir de dois containers – e é dividido em quarto, sala de estar, banheiro, cozinha, varanda e garagem. Presente em todos os compartimentos, o alumínio é utilizado em mobiliários, objetos de decoração, equipamentos e sistemas construtivos, assim como em nosso cotidiano.

Depois de passar por cidades como São Paulo, Brasília e São Luís, a exposição itinerante vai ganhar uma área extra produzida pela Hydro e Albras na edição da capital paraense. Neste espaço adicional, será montado um jardim com diversas atividades e interações lúdicas, entre elas uma simulação do programa de reflorestamento conduzido pela empresa na mina de Paragominas, no sudeste paraense.

Durante a vivência, o visitante vai ser convidado a plantar sementes e mudas típicas da região. Ao final, receberá um certificado atestando sua contribuição e, após o término da exposição, as sementes e mudas serão transportadas para a área de reflorestamento da companhia, na Mineração Paragominas. O espaço traz ainda experiências tecnológicas e de realidade virtual para explicar, em linhas gerais, o processo industrial de obtenção do alumínio.A casa terá também uma programação especial destinada às crianças de escolas públicas locais selecionadas, com atividades lúdicas, oficinas de pintura com estêncil, artesanato com fios, folhas e chapas de alumínio.

Patrocinadoras do evento, Hydro e Albras buscam aproximar a sociedade paraense da indústria do alumínio. A ideia é que o visitante possa compreender as três etapas principais do processo de produção do metal: a extração da bauxita; o refino da bauxita em óxido de alumínio, a alumina; a transformação da alumina no metal primário alumínio, e a transformação disso em produtos finais.

Agende-se

Casa do Alumínio – Uma experiência de Arquitetura, Arte e Design
De 21 a 27 de setembro
Horário de funcionamento: de 12h as 20h30
Shopping Bosque Grão Pará – Praça da Tok & Stok (Av. Centenário, 1052)
Entrada gratuita

 

Fonte: O Liberal

https://www.oliberal.com/cultura/mostra-itinerante-sobre-o-aluminio-no-cotidiano-brasileiro-chega-a-belem-1.194881