Coleta de latinhas na Bahia cresce 20% no verão – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Coleta de latinhas na Bahia cresce 20% no verão

21 de janeiro de 2019

O baiano pode nem imaginar, mas no momento que abre uma latinha de bebida é mais uma embalagem de alumínio reciclada, fato que mantém a Bahia no topo de coleta entre os estados do Nordeste. No país, ocupa a sétima posição. Nesta época de sol, calor, verão e a contagem regressiva para o Carnaval, o aumento no volume de latinhas coletadas neste período comparadas a outros meses do ano, chega a um acréscimo de 20%. Sim, é muita lata.

Os dados foram divulgados pela Latasa Reciclagem, que recicla 1,2 latinhas a cada duas que o consumidor vê em cima da mesa. Uma das 29 unidades de coleta da companhia está localizada em Salvador, no bairro de Pirajá. A latinha que sai daqui da cidade para a fábrica, em Pindamonhagaba, em São Paulo, onde passa por toda transformação que vai torná-la matéria-prima e outra vez, uma latinha de alumínio. E isso não vai demorar muito tempo: o consumidor pode voltar a beber na mesma latinha em 28 a 60 dias.

Segundo o gerente do setor de coletas da Latasa Reciclagem, Rafael Chagas, a transformação chega a 200 mil toneladas por ano em todo país.

“Os meses de novembro e dezembro são os melhores meses de coleta na Bahia. Carnaval, nem se fala. A festa responde por grande parte das latinhas que saem do estado para reciclagem”, pontua.

Clique aqui e veja a matéria na íntegra.