Compósito de matriz de alumínio reduz peso de rotores de motores elétricos
A Alvant, empresa inglesa especializada em compósitos de matriz metálica, desenvolveu um projeto que utiliza o compósito de matriz de alumínio, o que reduziu em 40% o peso de rotores para aplicação em motores elétricos.
O projeto foi inscrito em uma competição da Innovate UK, agência oficial inglesa para o fomento de soluções inovadoras, e conta com a participação de GE Aviation, YASA Motor e o National Composites Center da Inglaterra (centro de pesquisa do governo local para o desenvolvimento de tecnologia em compósitos). Para ter a resistência aumentada, os compósitos de base metálica são reforçados com um material secundário, que podem ser fibras (longas ou curtas) ou elementos particulados.
Além do peso reduzido, o rotor desenvolvido pela Alvant com o compósito de matriz de alumínio apresenta outras vantagens. Em uma aplicação de motor elétrico de fluxo axial, a menor massa do componente e a redução da força aplicada permitiram aos engenheiros reduzir o número de parafusos de fixação necessários, o que reduz a lista de materiais e também o tempo de montagem do componente.
Tais resultados são bastante relevantes no cenário atual em que o processo de eletrificação da frota mundial vem se acelerando cada vez mais. Fabricantes e fornecedores buscam otimizar a eficiência dos motores elétricos, principalmente por meio do incremento do torque, um dos principais fatores que determinam o consumo de energia dos veículos.
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