NOTÍCIAS
31 de outubro de 2016
Em outubro, reciclagem foi mote das iniciativas do ABAL Alumínio nas Escolas
Projeto promoveu ações voltadas para o Dia Nacional da Reciclagem do Alumínio

Em homenagem ao Dia Nacional da Reciclagem do Alumínio, o Projeto ABAL Alumínio nas Escolas promoveu ações voltadas para conscientização acerca do processo de reciclagem do metal.

No dia 26 de outubro, alunos do curso de Engenharia de Produção da ESEG (Escola Superior de Engenharia e Gestão) tiveram a oportunidade de visitar a fábrica da CBA (Companhia Brasileira do Alumínio), em Alumínio/SP, para entender como a reciclagem está presente nos processos de fundição e produção de tarugos. Para a professora Silvia Boarin, a visita foi bem proveitosa entre eles. “Todos gostaram muito. É importante para a formação dos discentes esse contato com as unidades fabris por meio de visitas técnicas”, afirma.

imgs-abal-2016-10-31-noticias01-img01Já no dia 27, foi a vez dos alunos de Engenharia de Materiais da UFABC (Universidade Federal do ABC) conhecerem a unidade fabril da LATASA, em Itaquaquecetuba/SP. Na visita, os estudantes puderam conhecer o processo de reciclagem da empresa: recebimento de sucata, armazenagem, manipulação, processamento e vazamento de tarugos.

Para concluir as ações especiais do mês, Mauricio Born, Coordenador de Mudanças Climáticas da ABAL, ministrou a palestra “Reciclagem – Além do óbvio” no dia 28. Na ocasião, Born apresentou iniciativas da indústria do alumínio e falou a respeito da importância da reciclagem para a economia circular e para os objetivos de desenvolvimento sustentável da cadeia.

Demais ações do mês

Entre os dias 4 e 5 de outubro, Ayrton Filetti, Diretor Técnico da ABAL, ministrou o minicurso “Uma visão panorâmica da indústria do alumínio: Processos e produtos” na Semana da Engenharia de Materiais da UFABC.

No dia 11, alunos de Engenharia de Produção da FACENS (Faculdade de Engenharia de Sorocaba) participaram de uma visita técnica à fábrica da WYDA, na qual tiveram a oportunidade de conhecer o processo de fabricação de embalagens.

O pesquisador, consultor e professor nas áreas de metalurgia e materiais, Marcelo Gonçalves, palestrou, no dia 21, sobre os desenvolvimentos recentes no segmento de ligas de alumínio aeronáuticas, na Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação da UNISANTOS (Universidade Católica de Santos).

Além da iniciativa presencial, Marcelo também ministrou as palestras a distância “Extrudados de alumínio: produtos e aplicações” e  “Impacto da redução de peso do implemento sobre o lucro do transportador: Soluções em alumínio”.

No total, cerca de 250 pessoas foram impactadas pelas ações do Projeto ABAL Alumínio nas Escolas no mês de outubro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *