Hydro Alunorte: Alta tecnologia em depósitos e no tratamento de resíduos reforça o compromisso com a sustentabilidade – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Hydro Alunorte: Alta tecnologia em depósitos e no tratamento de resíduos reforça o compromisso com a sustentabilidade

19 de setembro de 2019

Para o mais avançado tratamento e armazenamento dos resíduos da produção de alumina, em Barcarena, Estado do Pará, a refinaria Alunorte conta com uma solução integrada que amplia a segurança e diminui em quatro vezes a área utilizada para disposição de resíduos: os Filtros Prensa e o Depósito de Resíduos Sólidos 2 (DRS 2).

A empresa foi pioneira na utilização dos Filtros Prensa em larga escala no Brasil, com investimento de mais de R$ 1 bilhão. Os equipamentos geram um material seco, com cerca de 78% de sólidos, com a umidade conferindo característica ótima para compactação. A Alunorte desenvolveu o DRS 2 especialmente para receber essa tecnologia. Com a disposição e compactação do resíduo seco, a empresa aumenta a segurança e reduz o tamanho da área necessária para a disposição.

Como parte do programa Portas Abertas da refinaria, centenas de moradores das comunidades já visitaram o DRS 2 e tiveram a oportunidade de conhecer de perto a operação e observar o comprometimento da Alunorte com a sustentabilidade e segurança.

Clique aqui e veja o vídeo que explica o funcionamento da tecnologia dos Filtros Prensa utilizada na Alunorte.

Tratamento e Armazenamento de Efluentes

A Alunorte opera um dos maiores sistemas de tratamento de efluentes do Brasil. Em 2018, a empresa anunciou investimentos adicionais de R$ 675 milhões até 2020, a fim de realizar melhorias nos sistemas de recebimento, controle, bombeamento e tratamento de água e efluentes, com ampliação da capacidade de tratamento de quatro para o equivalente a seis piscinas olímpicas por hora. As obras incluem a construção de novas bacias de estocagem de águas provenientes do processo e da chuva, novos sistemas de bombeamento e tubulação para a transferência de efluentes, novos instrumentos de automação e controle, novas câmeras de monitoramento das bacias de contenção e uma nova estação de tratamento de efluentes.

A capacidade de tratamento de efluentes está sendo aumentada em 47% e passará para 14.000 m³/h. O armazenamento de efluentes na área 82 foi ampliado para 465.839 m³ (aumento de 311%). A Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI) da Alunorte trata 100% da água que passa pela planta, inclusive a proveniente de chuva. A empresa reutiliza 60% da água oriunda do mineroduto e faz o controle on-line da qualidade do tratamento, verificando todos os parâmetros previstos na licença de operação.

O sistema funciona para garantir que todo o efluente seja devidamente tratado conforme a legislação brasileira antes de retornar ao meio ambiente externo.

Fonte: Diário do Pará