Iniciativa da Novelis reforça a importância da reciclagem do alumínio – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Iniciativa da Novelis reforça a importância da reciclagem do alumínio

23 de junho de 2020

 

A Novelis lançou neste ano a Liga da Reciclagem (www.ligadareciclagem.com.br), iniciativa que promove o tema de maneira transversal e conscientiza a sociedade sobre a importância de seus benefícios. Por meio do projeto, a empresa fortalece a rede de parceiros no setor, organiza projetos sociais e campanhas educativas junto a cooperativas, organizações e ao poder público.

O movimento, que está alinhado com a visão sustentável da empresa, aborda a reciclagem do alumínio sobre a ótica dos três pilares da sustentabilidade: econômico, ao impulsionar e disseminar a economia circular; ambiental, ao promover os benefícios de redução de consumo de recursos naturais e energia causados pela reciclagem; e social, por meio da conscientização sobre a importância dessa atividade para geração de renda e do empreendedorismo.

“A Liga da Reciclagem nasceu para fortalecer a liderança da Novelis em reciclagem de alumínio e está estreitamente ligada ao nosso propósito e visão de sustentabilidade. Por meio da iniciativa, reforçamos a importância desse tema com clientes, parceiros e fornecedores, além do público geral por meio da nossa plataforma online. Acreditamos que educar é o primeiro passo para mudar positivamente a sociedade” conclui Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis.

Iniciativas da Liga da Reciclagem

A primeira ação realizada aconteceu no carnaval deste ano durante o desfile do bloco Galo da Madrugada em Recife e São Paulo. Cerca de 400 catadores recolheram nove toneladas de latas de alumínio que foram devidamente descartadas após a ação. Durante o evento, cooperados também realizaram um trabalho de conscientização sobre o descarte correto dos resíduos ao distribuírem sacolas recicláveis ao público presente. Em Olinda, a Liga também atuou em parceria com a Cooperativa Coocencipe, coletando 20 toneladas de alumínio durante os cinco dias de carnaval da cidade.

Ainda neste ano, o projeto lançou uma campanha de ação emergencial em decorrência da Covid-19 voltada às cooperativas, cujo intuito é educar sobre prevenção da propagação da doença. Por meio da campanha, os cooperados puderam esclarecer dúvidas legais quanto à operação durante o isolamento social com o departamento jurídico da Novelis, receberam doações de máscaras de pano e orientação sobre o uso correto e cuidados especiais com a higiene.

Além disso, ainda foram organizadas palestras online com as cooperativas parceiras sobre prevenção e cuidados básicos, além da doação de cerca de 700 cestas básicas de alimentos para cooperativas na Grande São Paulo, Salvador, Recife, Olinda e Natal. A campanha educativa ainda vai além: com uma versão para WhatsApp onde os cooperados recebem informações em seus celulares sobre como se proteger corretamente da Covid-19.