Instituto Alcoa capacita empreendedores em Juruti e Poços de Caldas – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Instituto Alcoa capacita empreendedores em Juruti e Poços de Caldas

8 de maio de 2019

Geração de renda e fomento ao empreendedorismo foram os focos do Projeto Negócios na Comunidade, desenvolvido pelo Instituto Alcoa em Juruti (PA) e Poços de Caldas (MG) em 2018. No município de Juruti, por exemplo, a iniciativa foi conduzida pela ONG Aliança Empreendedora em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Juruti (ACEJ) e a prefeitura. O resultado foi a capacitação de 67 microempreendedores, que aprenderam sobre fidelização de clientes, redução de custos e técnicas de vendas.

Participaram do projeto empreendedores iniciantes, na maioria mulheres e com faixa etária de 23 a 45 anos. É o caso da artesã Jacqueline Coelho, que fazia laços e toalhas de rosto e de banho como passatempo e não via, na atividade, uma oportunidade de renda.

“A formação só veio alavancar o que eu já almejava. Formalizei meu empreendimento e, hoje, sou fornecedora de laços e gravatas para um petshop da cidade. Vendo meus produtos de porta em porta e estou em busca de linhas de crédito para ampliar os negócios”, disse ela.

A partir das capacitações oferecidas pelo Projeto Negócios na Comunidade em Juruti, os pequenos empreendimentos foram fortalecidos, conforme explia a gerente de Projetos do Instituto Alcoa, Mônica Espadaro.

“O projeto teve como foco construir um piloto que levasse educação empreendedora para os microempreendedores das comunidades do entorno de duas plantas da Alcoa, em Juruti (PA) e Poços de Caldas (MG). Alguns participantes já possuíam algum tipo de negócio e receberam a formação para aprimoramento, gerando assim bons resultados”.

Legenda das fotos: Em Juruti, a parceria envolveu a prefeitura e ACEJ, capacitando microempreendedores.

Créditos: ACEJ