Jornalistas conhecem produção de embalagens flexíveis – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Jornalistas conhecem produção de embalagens flexíveis

5 de abril de 2017

Grupo acompanha desde a produção da folha de alumínio à laminação das várias camadas que compõem as embalagens

Em mais uma press trip organizada pela ABAL, no último dia 8 de março, jornalistas puderam conhecer todo o processo de produção das embalagens flexíveis que levam alumínio na sua composição. O roteiro contemplou a laminação das folhas de alumínio, na fábrica da Companhia Brasileira de Alumínio – CBA, e a produção de laminados para embalagens na Embalagens Flexíveis Diadema, uma das maiores empresas desse segmento.

imgs-abal-2017-04-05-noticias01-img01A visita à CBA teve o acompanhamento do engenheiro Luiz Henrique Ranchin e iniciou-se pelo Caster – unidade formada por 12 linhas de laminação de chapas de alumínio (com 1.200 mm e 2.000 mm).

Cada bobina de chapa, que pode ter em média de 8 a 14 toneladas, segue para o setor Laminação 2000 – que leva esse nome em função das bobinas terem 2 metros de largura, um diferencial no mercado brasileiro.

Nessa fase, a chapa de alumínio passa por um processo de reduçao de espessura, podendo receber até 10 passagens nos laminadores até atingir a espessura desejada da folha. “O processo todo leva de 30 a 45 dias até a entrega ao cliente final“, explicou Ranchin.

Em uma etapa adicional – denonimada Polytype – as folhas de alumínio destinadas à fabricação de blisters e strips farmacêuticos recebem um verniz de selagem (blister) ou um primer com laminação de polietileno (strips) obtendo uma material pronto para impressão no cliente final.

Ainda na CBA, os jornalistas ouviram o diretor de transformados, Fernando Varella, ressaltar a contínua busca da empresa em oferecer soluções para seus parceiros do segmento de embalagens, um dos mercados estratégicos da companhia. “O mercado de embalagens está em acelerada transformação, pois nossos clientes estão sempre em busca de inovações. Para isso, procuramos desenvolver em conjunto as especificidades dos produtos e atender às diferentes necessidades” disse.

imgs-abal-2017-04-05-noticias01-img02A segunda parte da visita levou os jornalistas da cidade de Alumínio, interior de São Paulo, onde está instalada a planta da CBA, à Diadema, na região industrial do ABC paulista. A escolha da Embalagens Flexíveis Diadema foi proposital. Segundo seu diretor comercial Antônio Adão Parra, cerca de 80% dos laminados flexíveis produzidos pela empresa contém folha de alumínio na sua composição.

“A utilização da folha de alumínio em  embalagens flexíveis é o que proporciona a melhor barreira contra luz, gases e umidade, preservando o produto embalado sem a necessidade de adicionar conservantes”, explica Parra. A Diadema é líder no segmento de embalagens de café e sucos em pó e ocupa a vice-liderança no mercado de fármacos.

imgs-abal-2017-04-05-noticias01-img03Os jornalistas visitaram as áreas de desenvolvimento e gravação de cilindros que, posteriormente, são utilizados para imprimir as embalagens pelos processos de flexografia (alto relevo) e rotogravura (baixo relevo). O grupo conheceu a estação de rotogravura que tem capacidade de laminar até cinco camadas de substratos, entre eles, a folha de alumínio.

Adão Parra destacou a importância das embalagens nos pontos de venda, onde a grande maioria dos produtos expostos não conta com outro apoio de marketing. “A embalagem assume assim um importante papel no momento de decisão de compra; a de conquistar a atenção do cliente e entregar a ele os benefícios e valores das marcas“, comentou o diretor comercial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *