Leia no Aluauto: estudo aponta solução para baterias de íons de alumínio – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Leia no Aluauto: estudo aponta solução para baterias de íons de alumínio

17 de junho de 2019

Consideradas bem promissoras, as baterias de íons de alumínio podem ganhar novo impulso. Estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Pequim e do Instituto de Tecnologia de Pequim demonstra o potencial que eletrodos de nanofios de telúrio apresentam para o desenvolvimento de baterias de telúrio-alumínio (Telurium Aluminum Batteries – TABs) recarregáveis de alta capacidade.

Publicado na Revista RSC Energy & Environmental Science, o artigo relata que os nanofios de telúrio fornecem uma capacidade de descarga elevada, superior a 1026 mA h g-1 (com uma corrente específica de 0,5 A g-1), juntamente com uma tensão de descarga inicial de 1,4 V. São valores, de acordo com os pesquisadores, competitivos com a densidade de energia registrada nas baterias de íons de alumínio (Aluminum Ion Batteries – AIBs) documentadas.

O estudo ressalta que as baterias de íons de alumínio possuem boa relação energia/custo, já que o metal possui alta densidade de energia, além de oferecerem segurança. Devido a essas características, os AIBs baseados em eletrólitos líquidos iônicos estão sendo considerados promissores na busca por soluções de dispositivos de armazenamento de energia seguros, sendo a geração seguinte às baterias de íons de lítio.

Clique aqui e leia a matéria na íntegra.