Mais inovação e segurança: Operação da Alcoa em Juriti receberá prêmio – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Mais inovação e segurança: Operação da Alcoa em Juriti receberá prêmio

28 de março de 2019

A mineração de bauxita da Alcoa no município de Juruti, Estado do Pará, receberá mais um reconhecimento nacional pela inovação nas operações, eficiência produtiva, maior segurança ao trabalhador e elevado potencial de vantagens ambientais. A Revista Minérios & Minerales, publicação especializada no segmento, indicou a unidade da empresa para o Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica, na categoria Mina.

Nesta 21ª edição da premiação, que ocorre anualmente com júri independente e reconhece as melhores práticas do mercado de mineração, a Alcoa Juruti será contemplada pelo desenvolvimento de tecnologia para gestão do decapeamento – atividade responsável pela retirada da camada de argila e exposição do minério para a lavra.

O time de Operação da Alcoa focou esforços na gestão da frota de tratores de esteira D11, um dos principais equipamentos utilizados no decapeamento, e implantou um sistema de apontamento digital, que gerará maior segurança dos trabalhadores, ganhos no detalhamento, agilidade e confiabilidade das informações operacionais, o que proporciona o aumento da produtividade e redução de custos. O D11 é responsável por cerca de 85% do volume total de estéril movimentado.

“Guiados pelos Valores da Alcoa e com um engajamento capaz de superar qualquer desafio na constante busca pela excelência, nosso time sempre busca inovação em Juruti. Todos os dias nos desafiamos a tornar as coisas mais simples e efetivas”, destaca Genesis Costa, gerente de Produção da Alcoa Juruti.