MRN e STCP lançam livro sobre Herpetofauna na região amazônica – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

MRN e STCP lançam livro sobre Herpetofauna na região amazônica

24 de abril de 2018

A Mineração Rio do Norte (MRN) e a consultoria STCP Engenharia de Projetos lançam este mês o livro ”Herpetofauna da Amazônia Central: estudos na Flona de Saracá-Taquera”. A publicação é resultado de mais de dez anos de pesquisas sobre anfíbios e répteis na região, conduzidas dentro do processo de licenciamento e gestão ambiental da MRN.

A herpetofauna é considerada uma excelente indicadora no monitoramento da recuperação de áreas degradadas, pois pode ser utilizada para acompanhar não somente a reestruturação da vegetação, mas também o reestabelecimento da diversidade e do equilíbrio do ecossistema. Assim, o trabalho tem como objetivo ampliar o conhecimento da comunidade deste grupo de vertebrados presentes na área de influência da MRN, que é uma das regiões de maior biodiversidade do planeta, como também aumentar a visibilidade da responsabilidade ambiental e social das empresas envolvidas.

“O livro traz uma enorme colaboração à ciência, na medida em que contribui para a ampliação do conhecimento técnico científico de uma determinada localidade que se tem pouca informação, que é a Amazônica Central.”, ressalta o biólogo da MRN, Guilherme Nunes Ferreira, que é um dos editores do livro.

A publicação contou com a colaboração de pesquisadores e instituições de pesquisa de diversas regiões do país e consultores que trabalharam no Programa de Monitoramento e Resgate de Fauna Silvestre da MRN ao longo do período.

Acesso à publicação

Os quinhentos exemplares do livro “Herpetofauna da Amazônia Central: estudos na Flona de Saracá-Taquera” não serão comercializados. As cópias serão doadas para órgãos públicos, universidades e centros de pesquisas, além de serem distribuídas aos 32 autores da obra. Os interessados também podem baixar o livro . Basta acessar aqui.