Nespresso inaugura visitas gratuitas ao seu Centro de Reciclagem – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Nespresso inaugura visitas gratuitas ao seu Centro de Reciclagem

29 de maio de 2018

Companhia celebra Dia Internacional da Reciclagem com tour ao vivo e virtual aos interessados em conhecer o processo sustentável da marca

Pioneira na reciclagem de cápsulas, a Nespresso inaugurou neste mês visitas oficiais ao seu Centro de Reciclagem. Localizado em Barueri, São Paulo, o Centro está disponível para visitas do público com inscrições pelo site ou, ainda, por meio do tour virtual, que será disponibilizado a partir de Junho.

Com duração de 90 minutos, o programa de visitas, que foi inaugurado no mês em que é celebrado o Dia Internacional da Reciclagem (17/5), envolve a explicação de toda a cadeia de reciclagem Nespresso. O trajeto inclui a visitação da área que realiza, sem água, a separação do pó de café e do alumínio dentro de um maquinário de desenvolvimento próprio.

“Investimos para que a reciclagem aconteça em favor do meio ambiente, pensando em toda a cadeia. A Nespresso ajuda parceiros a destinar corretamente a matéria-prima, atuando de forma responsável com o meio e de acordo com cada país em que opera”, comenta Claudia Leite, gerente de cafés e sustentabilidade da Nespresso no Brasil. “Buscamos transparência em nossas ações, medindo tudo que fazemos no processo de reciclagem. Queremos engajar o público e estimular que todo o mercado acompanhe essa mudança positiva sustentável”, complementa.

O anúncio das visitas faz parte da nova campanha de Criação de Valor Compartilhado da Nespresso que foi lançada oficialmente dia 21 deste mês. Esta comunicação tem como objetivo ressaltar a atuação da companhia em toda a cadeia sustentável, do grão à xícara e à reciclagem e reflete o compromisso da marca com o tema sustentabilidade. Por meio do programa denominado The Positive Cup, a Nespresso trabalha os pilares como aquisição de café sustentável, gestão do alumínio e gestão eficiente do clima. No pilar alumínio, a meta é chegar a 100% dos clientes uma solução fácil de reciclagem até 2020.

“Atualmente temos 54 pontos de coleta para o consumidor da linha doméstica no Brasil. As cápsulas usadas são coletadas nestes pontos e enviadas ao Centro de Reciclagem por meio de logística reversa. Em 2017, reciclamos 13,3% do total de cápsulas vendidas, um crescimento significativo em relação ao ano anterior, mas temos o compromisso de fazer muito mais”, completa Claudia. Atualmente, a Nespresso investe globalmente 25 milhões de francos suíços em reciclagem por ano.

Pensando em criar valor para a sociedade e para o meio ambiente, a marca escolheu o alumínio como matéria-prima de suas embalagens por ser infinitamente reciclável e por conservar o café de forma adequada. De acordo com o presidente-executivo da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), Milton Rego, a reciclagem do alumínio alia uma combinação única de vantagens: “O processo de reciclagem do alumínio utiliza apenas 5% da energia elétrica e, segundo dados do International Aluminium Institute (IAI), libera somente 5% das emissões de gás de efeito estufa quando comparado com a produção de alumínio primário. O processo diminui o volume de lixo gerado que teria como destino os aterros sanitários, estimulando a consciência ecológica”, diz.

Anúncio do programa de visitas guiada ao Centro de Reciclagem da Nespresso. Fonte: Nespresso
Anúncio do programa de visitas guiada ao Centro de Reciclagem da Nespresso. Fonte: Nespresso
Milton Rego, presidente executivo da ABAL, durante anúncio do programa de visitas guiada ao Centro de Reciclagem da Nespresso. Fonte: Nespresso

O tour gratuito foi aberto oficialmente ao público no dia 17 de maio, com visitas sempre às quartas-feiras. Na data escolhida, é possível colaborar com o meio ambiente levando suas cápsulas para reciclagem.

Serviço:

Visitas ao Centro de Reciclagem da Nespresso

Local: Barueri (SP)

Como se inscrever: pelo site