O Dia Mundial do Meio Ambiente e a contribuição do alumínio – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

O Dia Mundial do Meio Ambiente e a contribuição do alumínio

5 de junho de 2019

Hoje, 05 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. E, pelas características de leveza, durabilidade, resistência à corrosão e a intempéries, além de infinita reciclabilidade, o alumínio contribui para a maior sustentabilidade dos mais variados segmentos da economia em que é utilizado, tais como embalagens, transportes, eletricidade, construção civil e bens de consumo.

Além disso, por serem produzidos a partir da hidroeletricidade e com elevados índices de reciclagem, os produtos de alumínio fabricados no País, com metal brasileiro, possuem uma pegada de carbono menor que os itens importados – quase sempre produzidos com alumínio gerado a partir de fontes fósseis.

As empresas que atuam no setor, por sua vez, trilham o caminho da economia verde e não se limitam apenas a cumprir as legislações ambientais em vigor. Mais que isso, se antecipam às necessidades econômicas, ambientais e sociais do entorno onde estão instaladas.

Desta forma, as empresas promovem a restauração de áreas mineradas, destinam da melhor forma seus resíduos gerados, trabalham incessantemente na redução das emissões atmosféricas e na eficiência energética dos processos, além de ampliarem, de forma contínua, o alcance de suas ações nas comunidades.

Este é compromisso do alumínio brasileiro e das empresas que atuam nesta indústria, um setor em que todo dia é de respeito ao meio ambiente.