O futuro das embalagens de alumínio – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

O futuro das embalagens de alumínio

14 de março de 2018

Tema de workshop na ABAL, as embalagens trazem as marcas de inovação e sustentabilidade

A Associação Brasileira do Alumínio, por meio do Projeto ABAL Alumínio nas Escolas, promoveu na semana passada um workshop sobre um dos produtos que mais fazem parte do cotidiano da sociedade moderna: as embalagens.

O evento reuniu no CCAL (Centro Cultural do Alumínio) estudantes e professores de cursos de Engenharia de Alimentos, Design de Produtos e Projetos de Embalagens do Belas Artes (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo), CEFSA (Centro Educacional da Fundação Salvador Arena), IED São Paulo (Instituto Europeu di Design), Senai (Escola Senai Theobaldo De Nigris) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Contou com a participação da Alufoil (European Aluminium Foil Association), das empresas CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), Nespresso e Novelis, além da especialista em laboratórios de inovação, Co-viva para apresentar cases e discutir tendências de uso do alumínio em embalagens.

De acordo com Kaísa Couto Machado, gerente da área técnica da ABAL, essa é mais uma iniciativa que visa fomentar o ensino, a pesquisa e a inovação tecnológica do alumínio no meio acadêmico. “Foi muito rico reunir especialistas da indústria do alumínio com alunos de diferentes áreas relacionadas à indústria de embalagens, ávidos por novos conhecimentos e comprometidos com a busca por soluções inovadoras e sustentáveis”.

Entre os cases apresentados, estava o da Nespresso – sua “íntima” relação com o alumínio, único material que compõe as cápsulas de café utilizadas no mundo todo. Claudia Leite, Gerente de Cafés e Sustentabilidade da empresa, apresentou a importância do alumínio para o sucesso da marca, seja pela proteção que o material oferece ao café, mantendo o frescor e a qualidade do produto de efeitos adversos da luz, temperatura e exposição ao oxigênio; seja pela reciclabilidade infinita do metal.

Cinthia Squadrani, da Novelis
Bruna Meirelles, da CBA
Claudia Leita, da Nespresso
Alunos participantes do Projeto ABAL Alumínio nas Escolas
Carlos Grigoleto, da CBA