Projeto da CBA em áreas de mineração visa a preservação dos recursos hídricos – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Projeto da CBA em áreas de mineração visa a preservação dos recursos hídricos

3 de fevereiro de 2020

Programa de Estudos Hidrológicos atua em prol da conservação hídrica na região de Miraí/MG

Desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em parceria com a CBA,  projeto realiza estudos de hidrologia em áreas de mineração em Miraí, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre, na Zona da Mata mineira, com objetivo de encontrar alternativas que possam melhorar a manutenção dos recursos hídricos.

O gerente das unidades da CBA na Zona da Mata, Christian Fonseca de Andrade, explica que o programa de longo prazo abrange vários projetos, e já mostra resultados importantes para o setor de mineração.

“Investir nesse tipo de estudo, com foco em conservação hídrica, é importante para mostrar que, mesmo após o processo de lavra e reabilitação ambiental, o solo continua apto para plantio de várias culturas, e que a área minerada mantém boa absorção de água”, afirma.

Um dos destaques do programa é o projeto de escoamento superficial, que avalia como a água escoa sobre o solo na região – antes e depois da atividade minerária. O projeto iniciou-se devido a questionamentos de moradores locais sobre o impacto da mineração nas nascentes d’água. Assim, foram criadas metodologia apropriada e avaliações frequentes, de forma a comparar a situação antes e depois da atividade minerária.

Os resultados apontaram para uma redução significativa do escoamento superficial da água de chuva, favorecendo a infiltração no solo. O escoamento superficial em área reabilitada foi 67,45% menor sob o plantio de eucalipto, e em comparação com uma área similar, houve redução do escoamento superficial em 1,75 vezes após a reabilitação.

“Isso foi comprovado cientificamente e é um resultado que traz tranquilidade para nós e para a comunidade”, afirma Herly Carlos Teixeira Dias, professor titular do Departamento de Engenharia Florestal da UFV, especialista em hidrologia florestal e manejo de bacias hidrográficas.