Projeto socialcultural da Alcoa leva arte e fotografia a crianças e adolescentes de Juruti – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Projeto socialcultural da Alcoa leva arte e fotografia a crianças e adolescentes de Juruti

29 de abril de 2019

A Alcoa dissemina o projeto sociocultural Retratos da Terra para 60 crianças e adolescentes das cidades de Poços de Caldas-MG, Juruti-PA e São Luís-MA, cujo objetivo é despertar nos jovens participantes a reflexão crítica e a consciência social por meio da arte e da fotografia.

Em Juruti, 20 jovens participaram de um workshop com a fotógrafa e curadora do projeto, Karina Bacci, profissional com passagens por grandes museus e centros culturais brasileiros, como o Museu de Arte Moderna (MAM-SP), SESC e Casa Mário de Andrade, em São Paulo. Com aulas teóricas e práticas, os jovens praticaram as técnicas de fotografia aprendidasem várias regiões da cidade, com foco na comunidade em que vivem.

O “Retratos da Terra” é realizado pela empresa Elo3, com amparo na Lei Federal de Incentivo à Cultura, nº 8.313/91- Lei Rouanet, recebe o patrocínio do Instituto Alcoa e o apoio da Secretaria Municipal de Cultura Desporto e Turismo de Juruti (SECDET) e do Instituto Juruti Sustentável (IJUS).

“Retratos da Terra desperta a sensibilidade e amplia o campo simbólico dos jovens participantes, ponto de partida fundamental para analisar o contexto sociocultural e protagonizar mudanças que melhorem a vida de todos”, observa Fernanda Del Guerra, diretora da Elo3.

Tatiana Bizzi, gerente de Programas do Instituto Alcoa, destaca que a empresa valoriza a cultura nas localidades onde opera.

“Por meio desta iniciativa, jovens aprendem técnicas de fotografia e, principalmente, olharão de uma forma diferente para seu território e deixar seu legado, compartilhando as belezas e aprendizados com toda a comunidade”, afirma.