PSQ: acesse o 4º Relatório Setorial de empresas qualificadas – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

PSQ: acesse o 4º Relatório Setorial de empresas qualificadas

20 de maio de 2019

O Relatório Setorial – Portas e Janelas de Correr de Alumínio 004 já está disponível no site do Ministério das Cidades. O documento apresenta as empresas qualificadas pelo Programa Setorial de Qualidade de Portas e Janelas de Correr em Alumínio, tanto no quesito sistemas próprios, quanto as 14 empresas multissistemas (atreladas) que participam do projeto, aquelas que são avaliadas obra a obra, uma vez que suas esquadrias sejam produzidas por sistemas homologados pelo PSQ.

Os sistemistas Hydro Extrusion e Ibrap são os associados ABAL participantes do PSQ. Além deles, Alumínio Perfileve e Latasa Extrudados, extrusores afiliados, apoiam o programa.

Os produtos avaliados pelo PSQ são as janelas de correr em alumínio com duas folhas de vidro, as janelas de correr com três folhas com veneziana e as janelas de correr com duas folhas de vidro e persiana integrada. As três tipologias com dimensões máximas equivalentes a 1,2 m x 1,5 m. As esquadrias de correr correspondem a 58% do mercado organizado de esquadrias.

Testes

Entre os testes aplicados, estão o de estanqueidade à água, resistência a cargas distribuías, verificação da resistência ao esforço horizontal, verificação de resistência à flexão da esquadria, comportamento sob ações repetidas de abertura e fechamento, índice de redução sonora ponderado. São também avaliados a anodização, pintura, roldanas, fechos, parafusos, gaxetas e escovas.

Importância do Programa

A lista de empresas que fazem parte do PSQ é um instrumento essencial para que as construtoras, a indústria, o varejo e o consumidor conheçam quem produz dentro de norma e, portanto, têm compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos.

O PSQ é um programa de avalição contínuo e que se encontra em uma fase importante de maturação, uma vez que, em julho de 2019, completará um ano da avaliação das primeiras amostras.