PSQ divulga Relatório de Sistemas Homologados para os fabricantes de esquadrias – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

PSQ divulga Relatório de Sistemas Homologados para os fabricantes de esquadrias

16 de julho de 2018

O Programa Setorial da Qualidade de Portas e Janelas de Correr de Alumínio é um dos programas reconhecidos pelo Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), coordenado pela Secretaria Nacional da Habitação do Ministério das Cidades.

Em mais um passo importante para regrar a qualidade das esquadrias de alumínio, o Programa Setorial da Qualidade acaba de publicar o primeiro relatório dos sistemas homologados.  O documento apresenta os produtos avaliados, a normalização adotada, o processo de homologação dos sistemas e os sistemas já homologados pelo PSQ.

Esta é a primeira vez que toda a cadeia produtiva das esquadrias está sendo envolvida em um sistema completo para avaliar a qualidade dos produtos do início ao fim do processo produtivo, envolvendo além da mantenedora AFEAL – Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio, também a ABAL – Associação Brasileira do Alumínio como coparticipante do projeto.

De acordo com Milton Rego, presidente-executivo da ABAL, a divulgação do relatório dos sistemas homologados e comercializados aos fabricantes de esquadrias é mais um passo importante para a consolidação do PSQ e da organização setorial da cadeia de esquadrias de alumínio. “Tenho certeza de que todo o esforço empreendido pelos agentes envolvidos, incluindo nossas associadas, trará mais competitividade para a indústria nacional do alumínio e segurança aos consumidores brasileiros”, conclui o presidente.

A utilização de sistemas homologados é condição fundamental para a participação ou o atrelamento dos fabricantes de esquadrias ao PSQ, seja como fabricante participante, seja como fabricante multissistema.

“O público-alvo desta relação de sistemas homologados são os fabricantes de esquadrias de alumínio que não detêm seus próprios sistemas. Estas empresas precisam saber quais sistemas podem utilizar para participarem do PSQ e estamos num movimento para divulgar a lista para todo o mercado”, afirma Alberto Cordeiro, vice-presidente de Qualidade da AFEAL. “É importante salientar que o uso de sistemas homologados não garante o atendimento às normas técnicas – para tanto, é necessário que as esquadrias sejam montadas de acordo com os projetos dos sistemas e utilizem componentes em conformidade às normas técnicas. Daí a importância dos fabricantes de esquadrias serem auditados pelo PSQ”, completa.

Foram avaliadas a qualidade e resistência mecânica dos perfis utilizados, o tratamento de superfície dos perfis, a qualidade e vida útil de projeto dos componentes e também foi determinado o desempenho potencial dos sistemas de perfil no processo. Foram homologados os sistemas para as esquadrias-alvo do PSQ com base nos resultados obtidos os ensaios dos perfis, selantes e demais componentes, do confronto de suas partes e da montagem da janela com os projetos, além dos ensaios de desempenhos com janelas construídas a partir dos sistemas. Para estas avaliações, foram utilizadas a normas técnicas ABNT NBR 10.821 – Esquadrias para Edificações e NBR 15.575 (“Norma de Desempenho”).

Um ponto importante sobre os sistemas homologados é que a relação é dinâmica. Toda vez que o programa tiver novos sistemas homologados, a lista será atualizada.

Para ter acesso ao relatório completo, acesse este link.

 

Fonte: Blog PSQ Portas e Janelas de Correr de Alumínio