Saiu no Aluauto: Novelis apresenta nova liga de alta resistência para uso automotivo – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Saiu no Aluauto: Novelis apresenta nova liga de alta resistência para uso automotivo

21 de agosto de 2019

A Novelis anunciou a liga 6HS-s650, destinada ao segmento automotivo. Parte da série 6xxx é destinada à produção de chapas automotivas de alumínio de alta performance e, segundo a empresa, supera os atuais padrões das ligas de alta resistência em termos de resistência (15 a 25%), leveza, formabilidade e integridade estrutural, com destaque ainda para o excelente comportamento de colisão e resistência à corrosão.

A nova liga 6HS-s650 é destinada à aplicações que exigem alta resistência, como pilares A e B, assoalhos, túneis, balancins, vigas de proteção ou impacto lateral, insertos de trilho de teto e estruturas de chassi, além de componentes de compartimentos de bateria elétrica.

“Os fabricantes de automóveis exigem as soluções de maior resistência para a redução substancial e a liga 6HS-s650 atende esse requisito de maneira eficiente. É um produto mais resistente que as ligas de alumínio existentes, sem sacrificar a formabilidade, permitindo assim que os designers e engenheiros automotivos tenham ainda mais flexibilidade ao projetar os carros, caminhões e SUVs do futuro”, destaca Pierre Labat, vice-presidente automotivo da Novelis

A Novelis ainda ressalta que a nova liga elimina a necessidade de tratamento térmico pós-forma e permite até 45% menos peso que os aços de alta resistência. Dessa forma, a liga 6HS-s650 tem potencial para proporcionar redução dos custos e simplificação de processos em uma grande variedade de aplicações. A liga 6HS-s650 ainda oferece uma maior vida útil e flexibilidade para a cadeia de suprimentos das fabricantes de automóveis.

Como outro diferencial, a liga 6HS-s650 pode ser facilmente reciclada em novos produtos de alumínio de alta resistência, tomando parte de um processo de reciclagem em circuito fechado, oferecendo benefícios como a maximização do valor do produto e a redução do impacto ambiental.

Fonte: Portal Aluauto