Alumínio e Saúde – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
SUSTENTABILIDADE

Alumínio e Saúde

O alumínio está muito presente no nosso dia-a-dia e, às vezes, sequer notamos a sua existência. Na natureza, dentre todos os metais, o alumínio é o mais abundante, ou seja, ele constitui cerca de 8% de toda a crosta terrestre, sendo encontrado principalmente sob a forma de bauxita.

É correto, portanto, afirmar que estamos bem adaptados à vida em um ambiente rico em alumínio. Encontrado na natureza sob uma forma química estável, o elemento alumínio está presente no solo, na água, ou em alimentos – absorvidos pelas plantas.

O uso cada vez maior de produtos de alumínio – prova de sua importância para a vida moderna – está relacionado às suas propriedades naturais, como leveza, resistência à corrosão e alta condutividade térmica, que justificam a intensiva utilização do metal em embalagens e utensílios domésticos.

E não é apenas no ambiente externo que o alumínio nos é familiar. Sua ocorrência em todos os órgãos, tecidos e fluídos do corpo humano demonstra que o ser humano convive com o alumínio desde o seu nascimento.

Veja também em Alumínio e Saúde