ABAL assina Manifesto em prol de reforma tributária ampla – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

ABAL assina Manifesto em prol de reforma tributária ampla

13 de maio de 2021

 

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e outras 34 associações setoriais lançaram nesta quinta-feira, 13/05, um Manifesto que defende a realização de uma reforma tributária ampla, a partir da inclusão de tributos dos três entes da Federação: União, Estados e Municípios.

O Manifesto corrobora com o trabalho contínuo do setor industrial brasileiro em recolocar o Brasil na rota do crescimento e com maior nível de desenvolvimento econômico e social.

“A avaliação da Reforma Tributária deve ser feita com base nos ganhos a serem obtidos pelo país como um todo, sem se limitar a uma visão parcial dos efeitos sobre determinados setores ou entes da federação. O foco sempre deve ser o melhor para o Brasil”, afirma o Manifesto.

O Manifesto cita estudos de profissionais renomados, que integram, por exemplo, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a LCA Consultores e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), os quais indicam que a reforma tributária ampla tem capacidade de aumentar em até 20% o ritmo de crescimento do PIB brasileiro nos próximos 15 anos.

“Essa aceleração do crescimento ocorrerá como resultado dos ganhos de competividade da produção nacional em relação aos competidores externos e da melhor alocação dos recursos produtivos”, explica o texto.

A ABAL segue atenta às questões que impactam a competitividade da indústria nacional e, por consequência, a operação das empresas que compõem a cadeia brasileira do alumínio.