ABAL realiza workshop sobre a segurança no transporte marítimo de bauxita em Belém (PA) – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

ABAL realiza workshop sobre a segurança no transporte marítimo de bauxita em Belém (PA)

1 de dezembro de 2022

 

Na quarta-feira, 30 de novembro, a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e a Marinha do Brasil promoveram a terceira edição do workshop sobre Segurança no Transporte Marítimo em Belém (PA).

Com a participação e patrocínio das empresas associadas à ABAL, Alcoa, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Hydro e Mineração Rio do Norte (MRN), o objetivo do evento foi apresentar as operações de embarque e o transporte seguro de bauxita e de produtos de alumínio aos formandos do Centro de Instrução Almirante Brás e Aguiar (Ciaba) da Marinha do Brasil.

Atualmente, o setor do alumínio responde por 9,8% do PIB industrial, gera mais de 460 mil empregos, contribui com mais de R$ 35 bilhões em impostos e tem investimentos de R$ 30 bilhões anunciados até 2025.

Durante a programação, Janaina Donas, presidente-executiva da ABAL, reforçou a importância do minério de bauxita, que dá origem ao alumínio, para a economia.

Segundo ela, no primeiro semestre, o Arco Amazônico respondeu por 91% da movimentação entre instalações portuárias de todo o Brasil, realizada pelos rios, chegando a 40,8 milhões de t, alta de 6,8%, na comparação com igual período do ano passado.

Citando os dados da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq) – órgão ligado ao governo federal – a executiva disse ainda que a região Amazônica transportou 55% do total de cargas pelas hidrovias. Apenas o setor do alumínio representou 37% da movimentação de carga no Pará.

“Nosso objetivo é compartilhar conhecimento técnico, além de promover o entendimento de todos aqueles envolvidos no manuseio e transporte de cargas, sobre a importância da segurança da navegação. Pois segurança e respeito à vida são valores muito caros a todas as empresas que atuam nesse setor”, frisou Janaina.

A dirigente destacou também a parceria com o 4º Distrito Naval, com o Ciaba e a Diretoria de Portos e Costas (DPC), com quem a ABAL atuou para o aperfeiçoamento das regras internacionais de segurança da navegação.

“Temos muito orgulho dessa bem-sucedida colaboração, que se estendeu à atuação internacional no âmbito da Organização Marítima Internacional (IMO)”, afirmou a presidente-executiva.