Alumina da Alcoa ganha selo de baixo carbono – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Alumina da Alcoa ganha selo de baixo carbono

24 de abril de 2023

 

Em um passo importante para o fortalecimento da estratégia ESG, a alumina da Alcoa passa a ser vendida com o selo Eco Source Sustana, que garante a produção com metade das emissões de carbono, quando comparada a média da indústria global. A alumina Eco Source tem intensidade média inferior a 0,6 toneladas métricas de CO2e (dióxido de carbono equivalente) para cada tonelada de alumina produzida, o que inclui emissões dos escopos 1 (resultado direto da operação) e 2 (emissões indiretas, provenientes da energia elétrica); enquanto a prática do mercado é de 1,2 CO2e ton/métrica.

O certificado que atesta a qualidade sustentável das aluminas NMA (não metalúrgicas) da Alcoa foi emitido após auditoria da alemã TÜV Sud. Esse tipo de alumina se soma a outra, a SGA (destinada a produção do metal alumínio), que tem a certificação desde 2020.

No Brasil, a NMA é produzida nas unidades de Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA) e usada como componente de diversos produtos que chegam direta e indiretamente para o consumidor final, como insumos para tratamento de água e produção de vidros e cerâmicas, por exemplo. Já a SGA é usada para produção de ligas e peças finais e, no Brasil, é produzida somente na Alumar.

“Estamos impulsionando um ciclo virtuoso para incentivar a sustentabilidade e o enfrentamento das mudanças climáticas no Brasil. Com a entrega de uma alumina de baixa emissão de carbono para clientes e fornecedores, contribuímos para o processo global de descarbonização e para a ambição de Net Zero até 2050. O mercado exige produtos com menos impacto ambiental e estamos preparados para isso”, afirma Juliana Marques, diretora Comercial da Alcoa para Américas.

O Eco Source faz parte da família Sustana™ da Alcoa, uma linha de produtos com baixa pegada de carbono, sendo a única a incluir alumina, alumínio primário e alumínio com conteúdo reciclado.

Os produtos no Brasil contam a certificação da Aluminium Stewardship Initiative (ASI), organização global sem fins lucrativos que conta o selo mais abrangente do setor para práticas responsáveis de fabricação. Com isso, os clientes também conseguem rastrear um sistema que inclui produção, fornecimento e administração responsáveis de alumínio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *