CBA anuncia Luciano Alves como CEO a partir de maio de 2023 – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

CBA anuncia Luciano Alves como CEO a partir de maio de 2023

28 de novembro de 2022

 

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) anuncia mudanças em sua diretoria, que passam a vigorar a partir de maio de 2023: o atual CFO e diretor de Relações com Investidores, Luciano Alves, assumirá a posição de CEO, sucedendo a Ricardo Carvalho, que passará a integrar o Conselho de Administração da companhia. Ao mesmo tempo, Camila Abel, atual gerente geral de Finanças, assumirá a posição de CFO e diretora de Relações com Investidores.

Sob a liderança de Ricardo Carvalho, a CBA executou importante jornada de reposicionamento de mercado por meio da redefinição da estratégia de longo prazo, transformação cultural e execução da Agenda ESG, que fortaleceram a Companhia para o IPO na B3, dando início à fase de crescimento.

“Foram 13 anos intensos e de muitas conquistas, servindo a Votorantim, especialmente a partir de 2016 quando estive na liderança da CBA. Agradeço a cada empregada e empregado, sem vocês nada disso seria possível. Também agradeço à Família Ermirio de Moraes, VSA, Instituto Votorantim, Reservas Votorantim, investidas, conselheiros, membros de Comitês, clientes, fornecedores, investidores, parceiros de negócio e a cada pessoa das comunidades onde a CBA está presente e desejo muita prosperidade para a nova gestão. Luciano é meu sucessor e está na Votorantim há 17 anos, construiu sua carreira aqui e tem sido fundamental em toda jornada de transformação da CBA. Me sinto imensamente lisonjeado por ter contribuído nesta trajetória. Luciano continuará contando com meu incondicional apoio e admiração. Estou confiante de que a sua gestão será próspera e bem-sucedida”, completa.

De 1999 a 2004, Ricardo Carvalho teve uma primeira passagem pela Votorantim como diretor do Negócio Níquel. Após 10 anos em outra empresa, retornou em 2014 para atuar na redefinição da estratégia do negócio Alumínio, assumindo a cadeira de CEO em 2016.

“É uma grande honra e privilégio poder estar à frente da CBA. Agradeço a confiança e reforço todos os compromissos assumidos no IPO para seguirmos juntos com a evolução da Companhia. Além disso, ter a Camila Abel como CFO e Diretora de Relacionamento com Investidores era um caminho natural. Tenho muita confiança neste novo capítulo da história da CBA”, ressalta Luciano Alves, que está há 17 anos na Votorantim, dos quais sete são na CBA.

A transição será realizada de forma cuidadosa e gradativa até abril de 2023. Luciano Alves assumirá em maio, com a missão de dar continuidade à implementação da estratégia de longo prazo da CBA, executando os projetos de crescimento anunciados no IPO, consolidando a Agenda ESG 2030 e acelerando a transformação digital e inovação da companhia.

“Nos últimos anos, fizemos investimentos relevantes nos processos produtivos, administrativos e de governança corporativa da CBA: realizamos aquisições, fortalecemos nossa parceria com os clientes e fornecedores, demos mais robustez à nossa gestão. Em nome do Conselho de Administração e da Votorantim S.A agradeço ao Ricardo que, além de liderar a transformação da CBA, se tornou uma referência pela descarbonização da indústria do alumínio e foi nomeado porta-voz do ODS 17 pela ONU – Pacto Global Brasil – promovendo, assim, uma liderança notória e inspiradora muito além da Companhia”, diz a Luis Ermirio de Moraes, presidente do Conselho de Administração da CBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *