CBA promove seminário sobre segurança de barragens em MG – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

CBA promove seminário sobre segurança de barragens em MG

16 de maio de 2023

 

Nos dias 4 e 11 de maio, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) realizou o Seminário Orientativo de Barragem, nas unidades de Miraí e Itamarati de Minas. O evento reuniu moradores das Zonas de Autossalvamento (ZAS), dos municípios de Miraí, Itamarati de Minas, São Sebastião da Vargem Alegre, Rosário da Limeira, Cataguases, Leopoldina e Muriaé, que receberam orientação sobre como agir de forma preventiva, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e as Defesas Civis Municipais e Estadual.

O Seminário é mais um exercício que permite a ampliação do conhecimento por parte da população das ZAS sobre o Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração (PAEBM), sendo, inclusive, abordadas medidas que devem ser adotadas em uma eventual emergência. Em complemento ao Seminário, acontece o Simulado de Emergência de Barragem, que está previsto para o mês de agosto neste ano. Ambos os exercícios estão alinhados às práticas de segurança e gestão de barragens em cumprimento às legislações vigentes (Portaria 70.389/17, da ANM, e Lei Estadual nº 23.291, de 2019).

O gerente das Unidades da CBA na Zona da Mata Mineira, Christian Fonseca de Andrade, conta que o Seminário deste ano foi inspirado nas perguntas dos moradores das ZAS.

“A frequência de encontros durante os trabalhos desenvolvidos, como atualizações cadastrais, testes mensais de sirene, treinamentos com as famílias e convites para os Seminários e Simulados, permite a troca constante de aprendizados entre os moradores e os empregados. O formato desta edição foi inovador e de grande interação dos moradores para com as Defesas Civis, Corpo de Bombeiros, prefeituras e CBA, incluindo as empresas especializadas de consultoria e auditoria – HidroBR e H&P”, diz.

Christian reforça que a cultura de segurança de barragem é um valor para a CBA, estruturada em quatro pilares: conservação, disciplina, transparência e relacionamento.

“Esses pilares foram facilmente percebidos durante a realização dos Seminários Orientativos. Momentos assim fortalecem ainda mais o nosso relacionamento positivo com a população da ZAS e o comprometimento com as entidades de segurança pública locais e com a cultura da prevenção em nossas operações”, destaca.