Instituto Alcoa incentiva o empreendedorismo de artesãs em Poços de Caldas (MG) – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Instituto Alcoa incentiva o empreendedorismo de artesãs em Poços de Caldas (MG)

26 de janeiro de 2022

 

Nove das dez costureiras que participaram no projeto de produção de 15 mil máscaras entregues à Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas (MG),  em 2021, iniciaram esse ano com uma nova etapa do projeto Máscara+Renda: a Escola de Negócio das Artesãs.

A iniciativa, que começou no dia 17 de janeiro, também é desenvolvida pela Rede Asta, em parceria com o Instituto Alcoa, e tem como objetivo oferecer uma formação empreendedora para as profissionais do “feito à mão” com linguagem acessível e conteúdos aprofundados e relevantes para quem deseja encarar seu trabalho artesanal como um negócio.

Para a gerente de projetos do Instituto Alcoa, Monica Espadaro, a ideia do Máscara+Renda não se restringiu aos dois momentos de produção das máscaras, em 2020 e 2021, que foram ações mais pontuais.

“A ideia é fornecer também uma ferramenta para que as costureiras pudessem levar seu negócio adiante, se estruturando melhor”, destacou.

A artesã Gisele dos Reis Oliveira está muito feliz e motivada com a Escola de Negócio.

“Assim como o Máscara+Renda mudou minha vida, me ajudando psicologicamente e na parte financeira no momento que eu mais precisava, tenho a certeza de que o curso vai impulsionar o meu negócio e me fazer ir muito longe”, disse. “Já senti isso nas primeiras aulas, as instrutoras são muito parceiras, nos dão muitas dicas e esclarecem todas as nossas dúvidas”, finaliza Gisele, entusiasmada com a nova etapa, que criará possibilidades.

A Escola de Negócio das Artesãs terá a duração de três meses, período em que as participantes passarão por todo um processo formativo com foco no empreender – desde a etapa de conceito de qual é o negócio, o valor que ele tem para a sociedade, vendas, comercialização e precificação.

Gisele é uma das costureiras participantes do Escola de Negócios das Artesãs e espera impulsionar o seu ateliê