Instituto Alcoa renova parceria com município de Poços de Caldas (MG) para realização do Programa Ecoa – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Instituto Alcoa renova parceria com município de Poços de Caldas (MG) para realização do Programa Ecoa

14 de abril de 2021

 

O Instituto Alcoa renovou a parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas (MG) para realização do Programa Ecoa. A iniciativa tem novo um novo formato de interação com as localidades atendidas, abrindo duas novas frentes de atuação: Ecoa Formação (capacitação das equipes técnicas e educadores frente o contexto da pandemia) e Ecoa Gestão (capacitação em gestão das equipes das secretarias de educação e coordenadores pedagógicos) nos três municípios atendidos: Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA).

Este ano, o Ecoa Gestão segue contribuindo para a melhoria da aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental público, atuando junto às equipes da Secretaria Municipal de Educação e aos gestores escolares e coordenadores pedagógicos no apoio à implantação e monitoramento do Plano Estratégico e elaboração de Planos de Ação de gestão escolar nas unidades participantes. As dez escolas que integraram a iniciativa em 2020 continuarão sendo monitoradas e quinze novas escolas serão atendidas por esta frente, contemplando assim toda a rede municipal de ensino de Poços de Caldas. Considerando as escolas dos demais municípios, no total, serão beneficiadas 67 escolas públicas. O parceiro técnico nessa frente é a empresa Interação Urbana.

Já o Ecoa Formação tem como objetivo desenvolver ações pautadas no diagnóstico, na análise e na ação pedagógica de forma a incidir sobre as desigualdades educacionais e garantir patamares superiores de qualidade de acesso, de permanência e de aprendizagem nas trajetórias dos estudantes das redes públicas dos três municípios atendidos pelo programa. As ações serão divididas em: formação e assessoria a equipes técnicas das secretarias municipais e escolares, disseminação de conteúdo e criação de tecnologia educacional para mobilizar a comunidade educativa. O desenho do programa de formação conta com a parceria do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).

Mesmo com todos os desafios que estão sendo vivenciados diariamente pelas secretarias municipais de educação, o Programa Ecoa foi recebido com muita receptividade pelas equipes nos três municípios.

“A pandemia trouxe um novo cenário para a educação brasileira, que requer novas habilidades, nova forma de pensar e atuar. Para nós do Instituto Alcoa, é muito importante saber que estamos contribuindo para o desenvolvimento de alunos e profissionais da educação neste momento e pensando no futuro”, afirma Monica Espadaro, Gerente de Projetos do Instituto Alcoa.

“A renovação da parceria para a realização do Ecoa na nossa cidade é uma excelente notícia, ainda mais em um momento que a educação dos nossos jovens foi fortemente afetada e, infelizmente, comprometendo ainda mais o desenvolvimento de uma geração inteira”, disse Walmer Rocha, gerente de Operações da Alcoa Poços de Caldas. “É muito bom poder contribuir para amenizar esta situação e ajudar a dar mais um importante passo para melhorar a educação das nossas crianças e jovens”.