Mackenzie certifica 52 alunos do curso Arquitetura e Construção: materiais, produtos e aplicações – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Mackenzie certifica 52 alunos do curso Arquitetura e Construção: materiais, produtos e aplicações

18 de junho de 2014

Módulo Alumínio foi avaliado como bom e muito bom por 89% dos participantes

2014-06-16 16_23_33

Com a entrega de certificados de participação e divulgação de trabalhos encerrou-se, no último dia 16 de junho, mais uma edição do curso de extensão universitária “Arquitetura e Construção: materiais, produtos e aplicações”, que desta vez foi oferecido aos alunos do 3º ao 7º semestre da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo  (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Ministrado entre os meses de março e abril, o curso – uma iniciativa das associações brasileiras do alumínio, cimento Portland, construção metálica, PVC e vidro plano – teve a participação de alunos da graduação e pós-graduação do Mackenzie, que receberam 110 horas de aulas distribuídas em módulos sobre cada material, além de fazerem uma visita técnica ao estádio da abertura da Copa do Mundo no Brasil, Arena Corinthians, escolhido por demonstrar de maneira moderna e intensiva a utilização de todos os materiais apresentados nas aulas.

Para o diretor da FAU do Mackenzie, prof. Dr. Valter Caldana, o curso está em linha com o novo projeto pedagógico da universidade, de oferecer atividades correlatas ao currículo escolar fora da sala de aula. “O aluno será cada vez mais co-responsável pela sua formação; caberá a ele navegar pelo universo do conhecimento e construir sua própria competência.”

O coordenador do Projeto ABAL Alumínio nas Escolas, Ayrton Filleti, ressaltou a longa parceria com o Mackenzie, com o qual já realiza cursos de extensão universitária e ministra disciplinas de mestrado na Faculdade de Engenharia de Materiais.  Aos alunos recém apresentados ao alumínio e suas aplicações, Filleti deixou a seguinte mensagem: “o alumínio é o mais jovem entre os metais, mas em seus pouco mais de cem anos de vida, é o segundo metal mais utilizado pela indústria e ocupa um espaço enorme na arquitetura.”

Projetos especiais

Responsável pela coordenação do curso, a Profª Drª Maria Augusta Pisani introduziu aulas de Metodologia do Trabalho Científico para a elaboração de projetos especiais com cada um dos materiais. A professora destacou o compromisso das associações com a qualidade do programa, trazendo especialistas para cada assunto. “A avaliação de nossos alunos, que são naturalmente muito críticos, foi superior ao que a gente esperava”, afirmou. O módulo Alumínio foi avaliado como bom e muito bom por 89% dos alunos.

O grupo formado pelos estudantes Cristiano Brunetto, Guilherme Gonzalez, Helder Zuchinali e Leandro Kimura apresentou o melhor trabalho utilizando alumínio. O projeto de habitações sociais leva alumínio em caixilhos para portas e janelas, estrutura para cobertura, telhas termoacústicas, além de chapa perfurada como marquise.  Para Guilherme, aluno do segundo ano, o material foi escolhido por suas características. “O alumínio na sua própria essência é um material visualmente agradável, bonito, com um aspecto limpo e esbelto, sem falar de toda versatilidade que a gente consegue com ele”.

A ABAL agradece aos profissionais que contribuíram com esse projeto de difusão das vantagens do alumínio aplicado na arquitetura: Cintia Figueiredo; Euclydes Trovato Neto; José de Arimatéia Nonatto; Luiz Valério Trindade; Magda Reis e Viviane Glugovskis Sequetin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *