Profissionais da MRN apresentam práticas inovadoras de gestão e segurança – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Profissionais da MRN apresentam práticas inovadoras de gestão e segurança

29 de novembro de 2022

 

A Mineração Rio do Norte (MRN) promoveu  o seminário de “Círculos de Controle de Qualidade (CCQ)” no mês de novembro, com o objetivo de destacar os projetos desenvolvidos pelos empregados relacionados à segurança, custo, produtividade, meio ambiente e qualidade.  Atualmente, o programa contempla a participação de 450 empregados que estão divididos em 73 grupos.

Este ano, 2022, houve duas categorias no seminário: Kaizen e PDCA, que são metodologias de melhorias contínuas de processos utilizadas nas grandes corporações. O eletricista do setor de locomotiva de vagões, Edson Costa, e líder do projeto “Risco na Manutenção do Triângulo do freio do vagão”, celebrou a conquista do grupo pelo primeiro lugar categoria Kaizen.

“Nossa satisfação por essa conquista é imensurável porque significa que estamos contribuindo efetivamente para reforçar cada vez mais a segurança das nossas operações, além de mostrar o quanto essas ferramentas administrativas são essenciais tanto para o empregado quanto para a qualidade do fluxo de trabalho. O resultado não poderia ser outro senão o aumento da produtividade”.

Na categoria PDCA, a conquista do primeiro lugar foi do grupo “Equilíbrio” com o projeto “Dificuldade de Realizar o Travamento do Virador de Vagão”. Outra iniciativa que aprimorará o fluxo de um dos setores da empresa.

“Após a implantação do projeto, o que era feito em duas horas, hoje é realizado em 30 minutos, otimizando tempo e, consequentemente, aumentando a produtividade”, explicou o líder do grupo e técnico em mecânica, João Lacerda Cardoso.

O Programa de CCQ iniciou na MRN em 1997. De lá para cá, as ações são planejadas e executadas anualmente. Em fevereiro, começou um novo ciclo para que as equipes pudessem inscrever seus projetos. De março a setembro, a empresa realizou 13 turmas de treinamentos, com aproximadamente 250 participantes para apoiar o desenvolvimento dos projetos. Ainda em setembro, a participação CCQ na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), realizada em Belo Horizonte (MG), reconheceu os empregados vencedores dos seminários anteriores.

“São os empregados que fazem o programa e sem esse engajamento e motivação, o programa não teria o sucesso que tem hoje. A adesão aos treinamentos oferecidos, a participação nos seminários, a quantidade de novos grupos que se formaram esse ano, e isso mostra o quanto os empregados estão motivados e em busca de mais conhecimento”, afirma Wvagno Ferreira, gerente geral de Desempenho e Risco da MRN.

//

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *