Projeto da MRN leva educação e qualificação profissional a comunidades do Trombetas (PA) – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Projeto da MRN leva educação e qualificação profissional a comunidades do Trombetas (PA)

6 de janeiro de 2023

 

O Projeto Educação no Trombetas é uma parceria da Mineração Rio do Norte (MRN) com o Centro de Estudos Sociais Interestadual (CESI), que leva educação básica e qualificação profissional às comunidades do Trombetas (PA).

Jéssica Naime, gerente geral de Relações Comunitárias da MRN, explica que o projeto proporciona oportunidades às comunidades e os preparam ao mercado de trabalho. Com início em junho de 2022, a iniciativa formou 19 profissionais de solda e vulcanização, 24 operadores de equipamentos de mineração e 32 bombeiros civis, somando 75 pessoas no total.

Segundo Marcela Acioli, coordenadora local do CESI, o projeto foi uma resposta ao aumento do desemprego observado durante a pandemia da Covid-19. No total, 198 moradores, divididos entre as comunidades Ajudante, Aldeia Mapuera, Boa Vista, Maria Pixi, Moura, Tapagem e Último Quilombo, foram atendidos.

O Projeto Educação no Trombetas está organizado em três eixos:  Elevação de Escolaridade, onde é ofertado um curso preparatório para o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), destinado a estudantes e/ou trabalhadores que não concluíram o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Já nas modalidades Cursos Livres e Formação e Qualificação Profissional, o objetivo é gerar renda, seja preparando as pessoas para vagas oferecidas pela MRN e empresas da região ou para terem seu próprio negócio.

Carlos Eduardo Campelo, de 19 anos, viu no projeto uma porta de entrada. No curso de Panificação, se planeja para abrir seu próprio negócio.

“Os desafios sempre têm, mas a gente consegue superar. É muito bom conhecer e aprender coisas novas, e o curso tem sido excelente”. Ele conta que não vê a hora de aplicar os conhecimentos adquiridos, mas que reconhece a importância de se aperfeiçoar. “Temos muitos sonhos, mas quero primeiro suprir as necessidades. Daí ir crescendo cada vez mais. Ser um profissional, ensinar outras pessoas, ajudar”, ressalta.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *