Uma das primeiras estruturas de concreto com reforço de alumínio no mundo foi apresentada em uma feira realizada em Trondheim, na Noruega. Trata-se de um banco que vai na contramão da ideia de que o metal perfeito para ser usado como reforço de concreto seria o aço.
A iniciativa partiu do professor Harald Justnes, da organização de pesquisa independente Sintef, e contou com a colaboração da Hydro, como gerente de projeto, e da fabricante de cimento Norcem.
A grande questão é que o pH do concreto comum é alto e pode causar a corrosão do alumínio. Sendo assim, Justnes desenvolveu um novo tipo de concreto, com teor menos alcalino, e o resultado foi bastante positivo: além de poder ser usado com alumínio, a solução requer menos energia elétrica para a fabricação e gera menos emissões de CO2. Além disso, permite a construção de estruturas mais finas.
O uso do alumínio em vez do aço, por sua vez, também traz vantagens à estrutura: o metal tem uma “membrana” natural de óxido que o protege da corrosão causada pela maresia, dispensando assim o uso de camadas densas de concreto.