Alumar completa 40 anos de operação em São Luís (MA)
No dia 31 de julho de 1980, o plantio de uma muda de Ipê-amarelo celebrou o início do Consórcio de Alumínio do Maranhão, formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32. Na ocasião, o Estado recebeu um dos maiores projetos privados na área industrial até então implantado no País, com investimento total na planta, desde a inauguração, que ultrapassa os US$ 5.4 bilhões, propiciando, sobretudo aos maranhenses, capacitação profissional, emprego e oportunidades de negócios.
O Consórcio, que promove a gestão da diversidade e incentiva uma cultura de estímulo ao conhecimento e de inclusão, tem hoje em seu efetivo cerca de 90% de mão de obra maranhense e tem trabalhado junto às empresas prestadoras de serviços para garantir que grande parte dos colaboradores que atuam nas áreas da fábrica sejam moradores das comunidades vizinhas à planta. Esse número expressivo confirma o compromisso e apoio ao desenvolvimento local.
“A presença dos colaboradores, comunidade e população na vida diária da Alumar nos enche de orgulho, ao mesmo tempo que aumenta a nossa responsabilidade em relação ao nosso sucesso, cujo sentido é também o triunfo pessoal e profissional de cada um”, afirma o diretor do Consórcio, Helder Teixeira.
A Alumar também contribui com o desenvolvimento social e econômico da região por meio de apoio à cultura, saúde, educação, treinamentos e cursos profissionalizantes que se somam às iniciativas do Instituto Alcoa que, em 2020, completou 30 anos de apoio em prol das comunidades. Há três décadas, essa parceria vem desenvolvendo e transformando coletivamente as comunidades de São Luís, a fim de torná-las mais inclusivas e menos desiguais. ]
Essas iniciativas beneficiaram ao longo dos 40 anos, centenas de milhares de pessoas e organizações como o Banco de Leite Humano, Hospital da Mulher, a construção do Centro de Ensino Professor Mário Meireles (única escola de ensino médio da área rural), Unidade de Saúde 24h na Zona Rural e construção da Casa Familiar Rural. Os investimentos sociais ultrapassaram R$ 22 milhões de reais nos últimos 10 anos.
O Consórcio possui ainda um sistema de gestão integrado que engloba a gestão de qualidade, saúde, segurança, meio ambiente, gestão social e foi estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e OHSAS 18001. Em 2019, obteve a certificação ASI, (Aluminium Stewardship Iniative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio, onde atesta o trabalho consistente da empresa em produzir alumina de forma responsável e sustentável.
Clique aqui e leia a notícia na íntegra.