Projeto inédito de PD&I da ABAL vira referência para o Programa Rota 2030 do Governo Federal
O projeto inédito de PD&I que reúne empresas associadas da ABAL, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e a indústria automobilística e de transporte, já é um sucesso.
Fruto da Aliança Estratégica com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), a iniciativa vai muito além do desenvolvimento da pesquisa. As equipes técnicas das 14 empresas participantes se reúnem periodicamente, não apenas para discutir o desenvolvimento do projeto, mas também em workshops para aprofundar temas de interesse e fortalecer a troca de experiências entre o grupo.
O objetivo do projeto é desenvolver um sistema para estudo comparativo de desempenho de juntas de alumínio em estruturas de veículos automotores e de implementos de transporte. O prazo para a execução é estimado em outubro de 2021.
“O modelo implementado pela ABAL e o IPT, a partir de uma gestão e desenvolvimento de excelência, virou referência inclusive para o Programa Rota 2030, elaborado pelo Governo Federal para desenvolvimento do setor automotivo no país”, explica Kaísa Couto, diretora da Área Técnica da ABAL.
Um pouco dos workshops já realizados
1° evento – 04.02.2020
Foco em uniões mecânicas e por fusão, e na produção de componentes metálicos por manufatura aditiva.
2° evento – 19.05.2020
Foco em simulação e Programa Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas do Rota 2030.
3° evento – 12.11.2020
Foco em adesivos estruturais e caracterização do comportamento mecânico.
Empresas participantes: Aethra, Böllhoff, CBA, ESAB, FCA, FSW Brasil, Hydro, Lord, Maxion, Metalsa, Novelis, Prolind, Randon e ReciclaBR.