Novelis celebra 45 anos de sua fábrica em Pindamonhangaba (SP) com novo investimento de R$ 450 milhões – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Novelis celebra 45 anos de sua fábrica em Pindamonhangaba (SP) com novo investimento de R$ 450 milhões

25 de abril de 2022

 

Em abril, a Novelis celebra o 45º aniversário de sua fábrica em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, considerado o maior da América do Sul para laminação e reciclagem de alumínio. Além de comemorar o quase meio século da inauguração da planta, um evento realizado nessa segunda-feira, 25/04, marcou o início dos novos investimentos da companhia – que elevarão a capacidade para 750 mil toneladas de laminados por ano.

Desde a inauguração, mais de 1.3 bilhões de dólares já foram investidos em aquisições, melhorias e modernizações para atender à crescente demanda de mercado. A planta começou operando com uma capacidade de produção de 30 mil toneladas ao ano. Em 2021, a Novelis finalizou investimentos que elevaram a capacidade de laminados para 680 mil toneladas por ano, o que representa um crescimento de mais de 2.000%.

Os investimentos elevaram, também, a capacidade de reciclagem para 490 mil toneladas por ano. Os resultados começaram a ser conferidos, já que a Novelis foi a responsável por reciclar o montante recorde de 21 bilhões de latinhas de bebidas no ano de 2021 – 2 bilhões a mais que em 2020 – e contribuir com 64% do índice de reciclagem do país, que chegou a 98,7% de todas as latas consumidas.

Agora, o novo aporte será direcionado a três frentes. A primeira e mais importante delas é o aumento de capacidade de laminação com aquisição de um novo forno pusher e de tecnologia para incremento de produtividade da fabricação de placas de alumínio utilizadas no processo, além de uma nova linha de embalagem do produto final. A segunda visa assegurar avanços na confiabilidade da fábrica com a duplicação de equipamentos (faceadeira e um novo motor para o laminador a quente) e uma nova área de armazenagem para melhorar a movimentação e o manuseio dos produtos. A terceira é focada em inovação com a implantação de um Centro de Soluções ao Cliente (CSC), em São José dos Campos (SP), onde as empresas do setor poderão contar com suporte no design de latas, projetos para redução da pegada de carbono, desenvolvimento de ferramental, avaliação e análises técnicas e laboratoriais, entre outros serviços.

A reciclagem e o conteúdo reciclado continuarão a ser peças fundamentais da jornada de sustentabilidade da Novelis – ambos estão estrategicamente associados às metas de redução e neutralidade de pegada de carbono até 2050. Além disso, os equipamentos instalados possuem tecnologias que permitem o uso ainda mais eficiente de água e energia.

A empresa também está comprometida em promover um local de trabalho mais diverso e inclusivo. Atualmente, as operações da Novelis são lideradas por Roberta Soares, a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente de Operações em todo o universo da empresa.

“Celebro meu primeiro ano como vice-presidente de Operações tendo a honra de comemorar os 45 anos desse lugar tão importante para a região. Seguiremos fazendo um bom trabalho para nossa comunidade e para os que, diariamente, colaboram internamente com o mesmo objetivo: excelência nos negócios e um mundo mais sustentável”, ressalta Roberta.