A Moeda de Lata
Livro registra o início da reciclagem de latas no Brasil e sua importância socioeconômica
A Livraria da Vila (Pinheiros) foi palco, no dia 15 de dezembro, do lançamento do livro “A Moeda de Lata”, de José Roberto Giosa, que narra a história e os bastidores do início da reciclagem de latas de alumínio para bebidas no Brasil, hoje um modelo bem sucedido e internacionalmente reconhecido.
Profissional da primeira empresa de latas de alumínio no Brasil que, em 1991, criou uma divisão para recuperar, separar, fundir e transformar as latinhas usadas em novas embalagens, infinitas vezes, Giosa também conta em seu livro como a reciclagem de latas de alumínio se transformou no Banco Central da Reciclagem, “a primeira moeda social do País”, segundo o autor. O prefácio é de Fernando Gabeira.
“Este livro é importante porque traz o registro dessa história e, em especial, das pessoas que participaram dela, contribuindo para seu sucesso”, ressalta.
Responsável, durante 16 anos, por formar e conduzir o primeiro programa de reciclagem de alumínio no País, Giosa também esteve à frente, por igual período, da Comissão de Reciclagem da Associação Brasileira do Alumínio – ABAL. Não por outra razão, a noite de autógrafos em São Paulo esteve repleta de pessoas da indústria do alumínio e de outros setores relacionados com essa atividade.
O livro “A Moeda de Lata” (Técnica | 112 págs) está à venda em São Paulo em todas as unidades da livraria da Vila (http://www.livrariadavila.com.br) e, no Rio de Janeiro, na Livraria da Travessa (http://www.travessa.com.br).