Hydro foca em biodiversidade com reflorestamento em Paragominas (PA) – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Hydro foca em biodiversidade com reflorestamento em Paragominas (PA)

23 de março de 2023

 

Mais de 2.905 hectares foram reflorestados pela Hydro em Paragominas (PA), região da mina de bauxita mantida pela empresa. Só em 2022, a nossa associada atuou na reabilitação de cerca de 259 hectares, um crescimento de 55% em relação ao ano anterior.

“Desta forma buscamos conduzir uma operação responsável e sustentável. Estamos sempre conectados com as melhores práticas que envolvem conservação de fauna e flora na região, prezando também pela melhoria de vida das comunidades que ficam próximas às nossas operações”, reforça Anderson Martins, diretor industrial da Mineração Paragominas.

Atualmente, a companhia utiliza três metodologias para restauração florestal.

  • Nucleação: Em 2022, 95% do reflorestamento foi realizado por este meio. A metodologia consiste na formação de “ilhas” ou núcleos de vegetação com espécies com capacidade de melhorar significativamente o ambiente, facilitando a ocupação dessa área por outras espécies.
  • Regeneração natural e plantio tradicional: foram plantadas 75.449 mudas de 131 espécies de 39 famílias adaptáveis à região, tais como o ipê amarelo, maçaranduba, jatobá, copaíba, ingá-de-macaco, sucuuba, paricá, fava bolota, entre outros. As espécies usadas na recuperação das áreas da Mineração Paragominas são referenciadas no inventário feito antes da extração do minério.

As ações reforçam a meta da reabilitação de 1:1 que a Hydro possui. Ou seja, para cada hectare minerado, este mesmo é reflorestado, em até dois anos após a lavra. Também integra as ambições da companhia garantir nenhuma perda líquida de biodiversidade em novos projetos.

“Estamos trabalhando para aumentar cada vez mais a diversidade de espécies nas áreas reflorestadas, buscando principalmente aquelas que atraem fauna e outras ameaçadas de extinção, contribuindo para a biodiversidade local”, conclui Jonilton Paschoal, gerente de Meio Ambiente na Mineração Paragominas.