05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente
Propriedades do metal diminuem a pegada de carbono dos produtos em que é utilizado
Por suas características de leveza, durabilidade, resistência à corrosão e a intempéries, além de infinita reciclabilidade, o alumínio contribui para a sustentabilidade dos mais variados segmentos da economia em que ele é utilizado, tais como embalagens, transportes, eletricidade, construção civil e bens de consumo.
Além disso, por serem produzidos a partir da hidroeletricidade e com elevados índices de reciclagem, os produtos de alumínio fabricados no país, com metal brasileiro, possuem uma pegada de carbono menor que os itens importados, esses quase sempre produzidos com alumínio gerado a partir de fontes fósseis.
As empresas que atuam no setor, por sua vez, trilham o caminho da economia verde e não se limitam apenas a cumprir as legislações ambientais em vigor. Mais que isso, elas se antecipam às necessidades econômicas, ambientais e sociais do entorno onde estão instaladas.
Dessa forma, promovem a restauração de áreas mineradas, destinam da melhor forma seus resíduos gerados, trabalham incessantemente na redução das emissões atmosféricas e na eficiência energética de seus processos, além de ampliarem, de forma contínua, o alcance de suas ações nas comunidades.
Esse é compromisso do alumínio brasileiro e das empresas que atuam nessa indústria, um setor em que todo dia é de respeito ao meio ambiente.