ExpoAlumínio reúne público altamente qualificado e dita tendências para o setor nos próximos anos – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

ExpoAlumínio reúne público altamente qualificado e dita tendências para o setor nos próximos anos

13 de setembro de 2018

Em três dias, principal encontro da cadeia produtiva do alumínio confirma a importância do metal para a indústria mundial

O principal evento da cadeia do alumínio para a América Latina encerra sua 7ª edição com saldo positivo e se confirma como polo gerador de novos negócios do setor. Entre os dias 3 e 5 de setembro, a ExpoAlumínio – Exposição Internacional do Alumínio e 8º Congresso Internacional do Alumínio,realizados pela ABAL (Associação Brasileira do Alumínio)e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, reuniu no São Paulo Expo mais de 10 mil visitantes, que puderam conferir as principais novidades e tecnologias de 140 marcas nacionais e internacionais, provenientes de países como Espanha, Canadá, China, Estados Unidos e Itália.

Saldo positivo entre os expositores

Para a Novelis, participar de eventos grandiosos como a ExpoAlumínio, que unem os players mais importantes do mercado, possibilita debates com uma audiência qualificada sobre a importância do metal para o desenvolvimento de soluções sustentáveis para diversos segmentos da indústria. “Para os automóveis, oferecemos mais leveza e eficiência, garantindo alta resistência. E nessa edição do evento, em conjunto com a SAE, presenciamos e participamos de debates que revelam o quanto a indústria brasileira está atenta às movimentações do mercado e se preparando para as novas tecnologias”, enfatiza Augusto Nogueira, vice-presidente comercial da Novelis América do Sul.

Para Janaína Donas, diretora de Relações Governamentais e Comunicação da ALCOA, foi essencial a participação da empresa na edição deste ano para reforçar a marca ao mercado. “Viemos com uma abordagem mais focada no reforço da nossa marca, contar um pouco da nossa história e atuação, com foco na sustentabilidade. A empresa passou por um processo de mudança há dois anos e achamos muito importante trazermos esse novo posicionamento em termos de novos negócios, bem como mostrar a forma que estamos contribuindo para geração de valor e desenvolvimento da cadeia. A realização da ExpoAlumínio em parceria com o Congresso SAE BRASIL foi muito positiva, pois agregou um público qualificado aos dois eventos e atingimos nosso objetivo”, ressalta.

Para o vice-presidente executivo de Bauxita e Alumina da Hydro, John Thuestad, “a ExpoAlumínio promoveu maior integração entre os segmentos automotivo e da cadeia do alumínio, gerando negócios e networking para o contínuo desenvolvimento destes mercados em sinergia, com a ampliação do diálogo da iniciativa privada com autoridades estaduais e federais. A Hydro reforça seu compromisso para contribuir continuamente com o crescimento do setor de alumínio e do país como um todo por meio de investimentos, aperfeiçoamento de processos, pesquisa & desenvolvimento e por meio da busca pelo estado da arte em suas operações, além de garantir sua presença na próxima edição do evento, em 2020”, sinaliza.

De acordo com Fernando Varela, diretor de Negócios Transformados da CBA, é sempre um orgulho participar da ExpoAlumínio e uma excelente oportunidade de reforçar a parceria com os clientes com foco no mercado nacional. “É de extrema importância mostrar a força da indústria e como queremos atuar. Trabalhamos no conceito de uma empresa provedora de soluções e serviços, atuando nos mercados automotivo, de transporte e embalagens. Tendo essa proximidade e correlação, nada mais importante do que estarmos neste evento em conjunto com a SAE BRASIL, representando nossa relação com o mercado automotivo, que é grande parte da nossa estratégia”, diz.

Roberto Carlos Cunha, diretor comercial da ReciclaBR, ressalta que o evento atrai grandes empresas do mercado de alumínio do país em busca de novidades e novas parcerias. “É o momento de mostrarmos tudo que somos capazes de fazer e as possibilidades de negócios que podemos oferecer para o mercado. Avaliamos a edição como positiva, pois com a exposição da marcativemos muitas empresas visitando nosso estande e falando de negócios”, afirma.

Experiências e conteúdo

Além da oportunidade de geração de novos negócios, a ExpoAlumínio ofereceu aos visitantes novas experiências em espaços como: a Casa do Alumínio, o Cluster Startup Inovação e Hub Tecnológico.

Com um projeto inédito, a“Casa do Alumínio – uma experiência de arquitetura, arte e design” apresentou ao público,na prática, as aplicações do metal no dia a dia. A iniciativa foi inaugurada no evento eos visitantes puderam conhecer mais sobre arte e design, a história do metal e sua aplicação em transportes, embalagens, utilidades domésticas e construção civil.

Ao término da ExpoAlumínio, o projeto será realizado em outras cinco cidades: Alumínio e Pindamonhangaba, em São Paulo; Brasília no Distrito Federal; Belém do Pará e São Luís do Maranhão, entre os meses de outubro de 2018 e abril de 2019.

Já o Hub Tecnológico foi um palco onde as empresas puderam apresentar suas tecnologias, tirar dúvidas e ainda fazer networking. O espaço deu a oportunidade de interação com o público e prospecção de novos negócios em segmentos diferentes do que a empresa já atua.

No Cluster Startup Inovação, espaço dedicado para debate de tendências e desafios, foram apresentados projetos nas áreas de Inteligência Artificial, Manufatura Aditiva, Internet das Coisas, Big Data, Realidade Virtual, Economia Compartilhada, Realidade Aumentada e Inspeção Visual.