Hoje é data muito especial: o Dia Nacional da Reciclagem do Alumínio.
Trata-se de uma justa homenagem à nossa indústria e à sua cadeia estruturada da reciclagem – sinônimo de sustentabilidade, economia circular e geração de empregos e renda para milhares de brasileiros.
O Brasil é benchmarking para o mundo quando o assunto é reciclagem do metal. 100% reciclável, o alumínio permite que uma gama diversificada de produtos retorne à sociedade tais como embalagens, janelas, portas, componentes do setor automotivo, aparelhos eletroeletrônicos, cápsulas de cafés e por aí vai.
No campo ambiental, o processo de reciclagem do alumínio consome apenas 5% da energia gasta na produção do metal primário, com redução de até 90% na emissão de CO2. Podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que o processo é um case de sucesso quando pensamos em economia circular:
Não por acaso, o metal é estratégico para estimular a sustentabilidade em diversas indústrias nacionais, principalmente a Automotiva, da Construção Civil, Embalagens e Energia.
No que depender da ABAL e suas associadas, a reciclagem do alumínio estará sempre no cerne das discussões acerca da sustentabilidade, seus benefícios e o posicionamento do nosso metal perante o resto do mundo.
O Brasil sempre foi conhecido mundialmente como o País do futebol. Convenhamos, o Brasil também é o País da reciclagem do alumínio, um golaço para um futuro mais sustentável.