28/10: Dia Nacional da Reciclagem do Alumínio
Hoje, 28 de outubro, é uma data muito especial: o Dia Nacional da Reciclagem do Alumínio.
Trata-se de uma homenagem à nossa indústria e à estruturação de sua cadeia de reciclagem. Um reconhecimento pela promoção das oportunidades de transição para uma economia circular, com práticas sustentáveis e a geração de empregos e renda para milhares de brasileiros.
O Brasil é benchmarking para o mundo quando o assunto é reciclagem do metal. 100% reciclável, o alumínio permite que uma gama diversificada de produtos retorne à sociedade, tais como embalagens, janelas, portas, componentes do setor automotivo, aparelhos eletroeletrônicos, cápsulas de cafés e por aí vai.
O processo de reciclagem do alumínio consome apenas 5% da energia gasta na produção do metal primário, com redução de até 90% na emissão de CO2. Podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que o processo no Brasil é um case de sucesso quando pensamos em economia circular.
• Mais da metade do alumínio consumido no País, 49,9%, vem da reciclagem. Índice muito superior à média mundial, na ordem de 28,5%;
• O Brasil é um dos líderes mundiais na reciclagem de latas para bebidas, com índice superior a 97% em 2020;
• 75% do total de alumínio produzido no mundo nos últimos 100 anos ainda está em uso.
Não por acaso, o metal é estratégico para a competitividade e sustentabilidade de diversas indústrias nacionais, principalmente a de Embalagens, Automotiva e Transportes, Construção Civil e Energia.
Para celebrar esta data especial, preparamos um vídeo que resume os benefícios da reciclagem do alumínio para a sociedade e o meio ambiente. Clique no botão abaixo para assistir.
A reciclagem do alumínio está diretamente associada a um futuro sustentável. E a promoção dos benefícios e diferenciais competitivos da indústria brasileira em relação ao resto do mundo é um dos objetivos da ABAL e de suas empresas associadas.
Associação Brasileira do Alumínio (ABAL)